sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dilma viaja mais para a região Nordeste neste ano

Intenção de voto na presidente é de 64% entre nordestinos, aponta Datafolha

Série de visitas presidenciais coincide com movimentação de Eduardo Campos para se candidatar em 2014

Nelson Barros Neto

SALVADOR - Em ano pré-eleitoral, a presidente Dilma Rousseff ampliou a proporção de viagens para a região Nordeste.

Em 2013, Dilma concentrou até agora 56% das viagens ao Nordeste. A média ao longo de todo o governo é de 33%. Somente nesta semana a presidente passou por Fortaleza e estará hoje em Salvador.

Essa onda de visitas a cidades nordestinas se dá no momento em que o governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB), desponta como seu possível adversário na disputa de 2014.

"O PT percebeu que Eduardo tira voto de Dilma", diz Sérgio Guerra, presidente do PSDB do senador Aécio Neves (MG), outro provável candidato ao Planalto em 2014.

Pesquisa Datafolha do fim de março mostrou que, entre os nordestinos, Campos tem 11%, ultrapassa Aécio e encosta em Marina Silva (Rede) na segunda colocação.

Fatia maior

De acordo com o diretor do instituto, Mauro Paulino, o Nordeste é a região em que a presidente tem a maior intenção de voto (64%).

Em todo o governo Dilma, o Sudeste lidera o total de visitas da presidente - quase 48%. Lula concentrou 52% dos deslocamentos nacionais a essa região de 2003 a 2010, segundo dados da Presidência tabulados pela Folha.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: