terça-feira, 23 de abril de 2013

Ministros reforçam vaivém entre Brasília e seus estados

Agenda de quatro petistas se assemelha à rotina de um candidato em campanha

Guilherme Amado

BRASÍLIA - A agenda oficial de ministros da presidente Dilma Rousseff em abril poderia se confundir com a rotina de uma campanha eleitoral, não estivessem eles a um ano e meio do próximo pleito. A análise da agenda de 2013 dos 38 ministros que compõem o primeiro escalão do governo federal mostra que, a exemplo do que a chefe tem feito, quatro petistas se destacam como os que mais viajaram para seus estados este ano: os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

Pré-candidatos a governador ou a outros cargos em 2014, os quatro ministros reforçam desde já as viagens para seus estados e aproveitam compromissos públicos para fazer contatos políticos e se aproximar do eleitorado. Em alguns casos, vão a eventos que pouco têm a ver com a competência das pastas que comandam.

De feira de gado à fábrica da BMW

As viagens com os temas mais diversificados são as de Ideli Salvatti. Nome do PT para disputar o governo de Santa Catarina ou o Senado, a responsável pela articulação política do Palácio do Planalto mesclou, desde o início do ano, compromissos no interior e na capital catarinenses, quase todos bem distantes da missão da sua Secretaria.

Em Laguna, por exemplo, Ideli Salvatti compareceu à cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a transposição do Túnel do Morro do Formigão. Também visitou obras de melhoramentos da Rodovia BR-290 em Mafra e entregou equipamentos agrícolas em Chapecó. Na última sexta-feira, foi a uma feira de gado leiteiro em Lages.

Em Florianópolis, a ministra participou ainda da assinatura de uma parceria do BNDES com o governo estadual e do contrato para a construção de uma fábrica da BMW no estado. Ideli também tem aproveitado para reforçar laços políticos. Reuniu-se com a diretoria da Federação de Indústrias de Santa Catarina e, no Palácio do Planalto, recebeu o governador, prefeitos e secretários catarinenses.

Não é de hoje que Ideli prestigia Santa Catarina além da conta em suas viagens. A agenda da ministra mostra que o hábito começou tão logo ela assumiu a pasta de Relações Institucionais, em 2011. Nos primeiros meses no Planalto, costumava passar as sextas-feiras no estado. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa de Ideli afirmou que ela "participa de eventos para os quais é convidada e que não interfiram nas atribuições do dia a dia da SRI", sem explicar o porquê da presença em eventos com temas tão distantes de sua atribuição na secretaria.

Ainda mais frequentes são as viagens a São Paulo do titular da Saúde. Apenas em abril, Alexandre Padilha, uma das opções do PT para o governo paulista em 2014, já teve seis dias de compromisso no estado em cinco viagens distintas. Reuniu-se com secretários de Saúde, visitou a Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e, num ato típico de candidato em campanha, madrugou num domingo recente para ir à missa do padre Marcelo Rossi, às 5h30m da manhã.

Padilha alega que o excesso de viagens se deve ao peso do sistema de Saúde paulista em relação ao restante do país. A assessoria de imprensa do petista afirma que "a agenda de trabalho não é pautada por diretrizes político-partidárias nem eleitorais" e lembra que os eventos a que o ministro comparece são relacionados ao tema "saúde". Sobre a missa do padre Marcelo Rossi, responde que o ministro "também acompanha a agenda de outras religiões, devido à atuação das igrejas no combate às drogas".

Campanha gaúcha tem dois ministros

Em um dos cinco dias de agenda no Rio Grande do Sul neste mês, a ministra Maria do Rosário participou da entrega de retroescavadeiras ao lado da presidente Dilma Rousseff - de fato, é praxe ministros acompanharem visita presidencial a seus estados. Mas a agenda da ministra em sua terra natal tem outros compromissos sem relação direta com sua pasta. Cotada no PT para a vaga no Senado ou para a Câmara dos Deputados, onde já tem um mandato, ela visitou uma escola em Lajeado, onde se reuniu com o prefeito da cidade e deu uma aula magna em uma universidade do estado.

Sua assessoria afirma que a candidatura ainda não está definida e que, no dia 12 de abril, além das retroescavadeiras, foram entregues ônibus escolares adaptados para pessoas com deficiência.

Outro gaúcho assíduo em sua base eleitoral é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que participa com afinco do dia a dia da agricultura do estado. Em março, por exemplo, foi a três feiras agrícolas no Rio Grande do Sul e a nenhuma em outro estado. Nas viagens, o ministro também visitou uma vinícola em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e fez contatos políticos, em reuniões com prefeitos e secretários do estado. A assessoria de Vargas afirmou que as idas ao estado ocorrem porque a família do ministro mora no Rio Grande do Sul e também devido à "agricultura familiar forte do estado gaúcho".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: