terça-feira, 9 de abril de 2013

Opinião econômica de Aécio é criticada por aliado de Serra

Ex-governador Alberto Goldman comentou entrevista do senador à Folha

Serrista afirma que o presidenciável tucano discorda da política do governo petista pelos motivos errados

SÃO PAULO - O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, tido no PSDB como serrista, criticou ontem declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato do partido à Presidência, expostas em entrevista à Folha publicada no domingo.

"Tenho ressalvas a certas afirmações e entendo que é justo e necessário que elas sejam colocadas", afirma o ex-governador, em texto publicado em seu blog.

O aliado do ex-governador José Serra contesta três pontos das opiniões emitidas pelo senador tucano.

Goldman discorda da crítica de Aécio a uma "política nacional-desenvolvimentista, que acha que o Estado tem de ser o indutor do crescimento econômico".

Para o tucano, o erro do governo não é este, mas é a falta de bom senso e de critérios para usar seus instrumentos para o crescimento.

Na entrevista, Aécio criticou ainda a falta de autonomia do Banco Central.

De acordo com Goldman, o problema do país é, no entanto, a baixa produção da economia, "principal razão da elevação da inflação e empecilho para indústria brasileira exportar".

Outra opinião de Aécio chamada de equivocada pelo ex-governador é a que critica as concessões ao setor privado com base na menor tarifa.

"Obter a menor tarifa é um imperativo mais ou menos como fizemos nas concessões", afirma Goldman, citando os exemplos das concessões da rodovia Presidente Dutra e da ponte Rio-Niterói, feitas quando era ministro dos Transportes (1992-1993).

Ele, porém, diz concordar com a opinião do mineiro sobre a "leniência" do governo Dilma com a inflação. "Esta é uma doença que vivemos no Brasil durante décadas."

No final de semana, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reclamou da desunião no partido

Fonte: Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário: