segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atos com operários na agenda de Dilma

Presidente chega às 11h e segue para Suape, onde entrega o segundo navio do Estaleiro Atlântico Sul e almoça com operários. Depois, lança a Arena Pernambuco

Débora Duque

Dois meses após suas última passagem por território pernambucano, a presidente Dilma Rousseff (PT) aterrissa hoje no Estado para cumprir duas agendas públicas e enfrentar um novo "cara a cara" com o governador Eduardo Campos (PSB), seu possível concorrente na disputa pela Presidência da República, em 2014. O clima político, porém, tende a ser menos beligerante do que o que predominou na visita da petista a Serra Talhada, no dia 25 de março. Ao longo do último mês, ela assistiu a um "freio" nas andanças do socialista pelo País e nas críticas dirigidas ao governo federal.

O desembarque da presidente no Recife está previsto para as 11h, na base aérea do aeroporto dos Guararapes, onde será recepcionada pelo governador. De lá, os dois seguem de helicóptero para o porto de Suape. O primeiro compromisso da petista será a cerimônia de lançamento, marcada para as 11h30, do navio "Zumbi dos Palmares", o segundo construído no Estaleiro Atlântico Sul. Ainda na condição de pré-candidata ao Palácio do Planalto, Dilma participou, ao lado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da inauguração da primeira "cria" do estaleiro, o petroleiro batizado de "João Candido", em maio de 2010.

No evento de hoje, ela discursará em cima de um palanque diante de uma plateia formada por operários que participaram da construção da nova embarcação. O governador Eduardo Campos também terá direito à palavra. Após a cerimônia, ambos almoçam com os trabalhadores do setor naval num dos refeitórios do estaleiro e seguem, às 15h30, para prestigiar o jogo-teste entre funcionários da Arena Pernambuco. O roteiro da visita presidencial, no entanto, pode sofrer abalos caso se confirme o protesto que foi anunciado durante a semana pela União Nordestina dos Produtores da Cana (Unida). O grupo ficou insatisfeito com o anúncio "tardio" do governo federal de reajustar a subvenção concedida aos canavieiros e cogita organizar uma manifestação em frente à Arena.

Antes de assistir à partida entre os operários, a presidente irá vistoriar as instalações do estádio. Ainda não se sabe, no entanto, se ela concederá entrevista em alguma de suas duas agendas públicas. Em sua última visita, Dilma anunciou novas verbas para políticas de convivência com a seca aos municípios do semiárido, endereçou recados políticos ao governador, mas saiu sem dar declarações à imprensa. Nas duas agendas de hoje, ela será acompanhada dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Edison Lobão (Minas e Energia), Aldo Rebelo (Esportes), Luiza Helena Barros (Igualdade Racial) e da presidente da Petrobrás, Graça Foster.

O retorno de Dilma Rousseff a Brasília está marcado para as 17h.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: