segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dilma vai encontrar Campos hoje em Recife

Governador vinha evitando a presidente; PSB teme manifestação de petistas

Maria Lima

BRASÍLIA - Desde que elevou o tom das críticas ao governo e passou a articular sua provável candidatura a presidente, o líder do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, evita eventos públicos que o deixem frente a frente com a presidente Dilma Rousseff. Mas hoje os dois vão estar juntos quase o dia todo - e a sós, em vários momentos - durante a viagem da presidente ao estado.

A agenda prevê almoço e inauguração do navio Zumbi dos Palmares, da Transpetro, no Porto de Suape. E, depois, longos 90 minutos lado a lado, na partida entre operários, na inauguração da Arena Pernambuco. Com o clima radicalizado entre as duas partes, aliados de Campos temem que apoiadores da presidente armem alguma saia-justa para constrangê-lo, como as vaias de claques petistas aos governadores Ricardo Coutinho, do PSDB, na Paraíba; e Cid Gomes, do PSB, no Ceará; durante eventos com Lula e Dilma.

Mal-estar na visita anterior

O governador vai receber a presidente no aeroporto e acompanhá-la, no helicóptero, até o Comando Militar do Nordeste. De lá, os dois seguem para o primeiro evento de carro, sempre juntos.

- Eduardo vai recebê-la como um príncipe, mas não sabemos como os amigos de Dilma vão tratá-lo. Mas acho difícil uma claque hostil aqui, onde ele tem 93% de aprovação popular - diz um dos interlocutores do governador.

Em sua visita anterior a Pernambuco, Dilma causou mal-estar ao cancelar sua ida ao almoço oferecido por Campos.

Boa parte do conflito do governador com Dilma, além das criticas à economia e da sua pré-candidatura, resultaram de desacertos sobre as mudanças causadas pela MP dos Portos na gestão do Porto de Suape. Após uma queda de braço com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Campos obteve aval do Planalto para incluir no texto uma exceção que mantenha a autonomia dos portos administrados pelos governos estaduais, Suape e Itajaí. A emenda ainda é passível de vetos da presidente.

Além da exposição hoje, ao lado de Dilma, Campos participará, nesta semana, como convidado especial, da conferência da União Nacional das Assembleias Legislativas (Unale), em Recife. Já a presidente Dilma continuará a viajar pelo país.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: