domingo, 26 de maio de 2013

Oposição cobra explicações da Caixa e do Desenvolvimento Social

Deputados avaliam que erro de banco pode ter contribuído para onda de boatos

Demétrio Weber, Luiza Damé

BRASÍLIA - A antecipação do pagamento dos benefícios do Bolsa Família em maio, confirmada ontem pela Caixa, precisa ser esclarecida pela instituição e pelo governo. A cobrança foi feita pelos líderes do PSDB e do MD (ex-PPS) na Câmara, Carlos Sampaio (SP) e Rubens Bueno (PR), respectivamente. A oposição levanta suspeitas sobre o fato de a Caixa só ter admitido ontem que alterou o cronograma de pagamentos. Sampaio afirma que há uma contradição a ser esclarecida.

Além de tentar convocar autoridades do governo para depor em comissões da Câmara, a oposição planeja também acionar o Ministério Público Federal e acompanhar de perto as investigações da Polícia Federal sobre o episódio.

Sampaio disse que são necessários esclarecimentos do presidente da Caixa, Jorge Hereda, e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, às comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Da ministra, o tucano quer ouvir se ela tinha conhecimento da liberação de pagamentos antecipados já na sexta-feira, dia 17 de maio, véspera da onda de boatos sobre o fim do Bolsa Família - durante a semana a ministra disse que a liberação ocorreu no fim de semana, para evitar maiores tumultos.

- A Caixa Econômica precisa explicar o que motivou a antecipação dos benefícios e por que só agora admitiu ter feito o pagamento antes do previsto. Não nos parece ser rotineiro e fácil antecipar o pagamento de R$ 2 bilhões de uma hora para outra - afirma Carlos Sampaio, que pedirá, por ofício, que o Banco Central apure a ação da Caixa.

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, Otávio Leite (PSDB-RJ), diz que pedirá à Polícia Federal informações sobre o inquérito:

- Estamos diante de uma ação orquestrada, uma vez que se utilizou de telemarketing e do cadastro exclusivo do governo.

Rubens Bueno sugere que a Caixa contribuiu para o episódio e afirma que foi o próprio governo que ganhou com ele:

- A atitude da Caixa pegou a população de surpresa e pode ter contribuído para a criação e a propagação do boato. É preciso uma explicação clara sobre essa operação. Quem foi que se beneficiou do boato? É óbvio que foi o PT e a presidente Dilma, que estão em escancarada campanha antecipada para reeleição. Então, esperemos que a Polícia Federal, que merece nossa confiança, apure com independência e rapidez todo esse episódio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: