segunda-feira, 13 de maio de 2013

Um rosário de críticas à União

No protesto do "Grito do Nordeste", marcado para às 10h de hoje, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), irá mirar as críticas no Governo Federal e aliviar para o governador Eduardo Campos (PSB), a quem é ligado. E ele chega com uma reclamação: o silêncio do Ministério da Integração quanto ao Cartão da Defesa Civil, prometido pelo ministro Fernando Bezerra há quase dois meses. O ato, na Assembleia Legislativa, tem o objetivo de clamar por recursos desburocratizados e por políticas permanentes de convivência com a estiagem."(O cartão) é uma das principais questões. A União acenou. Nos animamos com uma cota extra específica para a seca. Muitos municípios prepararam a papelada, abriram a conta. Fomos a Brasília, lá mobilizei todas as associações do Nordeste. Até hoje não recebemos nenhum real, nenhum tostão. Do Governo Federal, um silêncio total e nenhuma alegação", disse, frustrado.

Embora companheiros no PSB, a queixa atinge o ministro Fernando Bezerra, que, em 18 de março, anunciou o benefício pessoalmente em reunião com os prefeitos. A assessoria do ministro informou que, em todo país, mais de 500 prefeituras aderiram ao cartão e, destas, 108 sacam recursos emergenciais. Em Pernambuco, os municípios precisam participar do programa para receber verbas.

Patriota afirmou que 120 municípios aderiram ao protesto, que acontecerá também em outros Estados do Nordeste atingidos pela seca. "Eles estão vindo por conta própria ao Recife", disse. Entre os prefeitos do PT, ele não soube afirmar quem havia confirmado. O de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), não deve vir pois está de licença médica.

Para divulgar o ato, a associação investiu em propagandas veiculadas na TV, durante o horário nobre, e em rádio, além de faixas.

Para Patriota, os prefeitos ainda carecem de um posicionamento do Governo Federal. "Se o governador (Eduardo) pode dar um FPM a mais, como a presidente, que tem mais dinheiro, não pode dar um recurso carimbado direto às prefeituras?", provocou. No ato, eles divulgarão uma carta-protesto. O socialista disse que amanhã tem audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). (C.A.)

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: