quarta-feira, 12 de junho de 2013

PPS/MD lamenta morte de Gorender

Por: Valéria de Oliveira

Morreu nesta terça-feira (11) o historiador Jacob Gorender, que foi militante do PCB – do qual chegou a ser membro do Comitê Central – na década de 1960. O presidente do PPS/MD, deputado federal Roberto Freire (SP), divulgou nota de pesar ressaltando o caráter revolucionário e idealista de Gorender.

Gorender nasceu em Salvador e estava com 90 anos. Lutou na Segunda Guerra Mundial. Na Itália, participou da tomada do Monte Castelo, a mais importante batalha enfrentada pelos pracinhas da FEB, a Força Expedicionária Brasileira.

Escreveu inúmeras obras. Foi um dos mais importantes historiadores marxistas do Brasil. Quando saiu do PCB, fundou, com Mário Alves e Apolônio de Carvalho, o PCBR, uma das organizações de combate armado contra o regime militar. Foi preso pela ditadura.

Leia a nota de pesar do PPS/MD abaixo

“O Brasil perde um de seus mais importantes pensadores com a morte de Jacob Gorender. Herói da Segunda Guerra Mundial, que lutou contra o nazifascismo na Itália, Gorender foi também um dos grandes historiadores marxistas do país e honrou o Partido Comunista Brasileiro com sua militância até a década 1960. Preso pelo regime militar que se instalou no Brasil a partir de 1964, foi autor de inúmeros trabalhos, dentre eles “A Burguesia Brasileira”, “Combates nas Trevas” e “O Escravismo Colonial”.

Para o PCB/PPS, Gorender foi um revolucionário respeitado e um idealista que perseguiu seus sonhos.

Em meu nome e em nome do partido, deixo aqui as condolências à família de Gorender.

Roberto Freire
Presidente do PPS”

Nenhum comentário: