sexta-feira, 28 de junho de 2013

Protestos no País já deixaram 6 mortos

Confirmação das mortes do metalúrgico que caiu de viaduto em Belo Horizonte e de um jovem atropelado por caminhoneiro no Guarujá-SP elevou número de vítimas durante as manifestações.

Balanço

SDS apresentou números da confusão de quarta-feira, no Recife: seis feridos, sete manifestantes detidos e dois adolescentes apreendidos.

Queixas

Ativistas questionam polícia. Caso de maior repercussão foi o da estudante presa e levada para o Bom Pastor, que pretende processar o Estado.
Polêmica

Partidos aliados deram apoio ao plebiscito defendido por Dilma. Oposição quer referendo. Veja as diferenças entre as propostas.

Mortes em protestos já são 6

Jovem que caiu de viaduto em Belo Horizonte e outro atropelado por caminhão no Guarujá (SP) morreram quarta à noite

BELO HORIZONTE - Subiu para seis o número de mortes ligadas à onda de manifestações pelo País. Em Belo Horizonte, o metalúrgico Douglas Henrique Oliveira, 21 anos, morreu na noite de quarta-feira, horas após cair de um viaduto durante um protesto nas proximidades do Mineirão. Na mesma noite, um jovem de 16 anos morreu atropelado por um motorista de caminhão que tentou desviar de uma manifestação no Guarujá (SP).Antes, duas mulheres já haviam morrido atropeladas na segunda-feira durante protesto numa rodovia em Goiás. No dia 20, o estudante Marcos Delefrate, 18, morreu atropelado por um motorista que avançou sobre os manifestantes em Ribeirão Preto (SP). Na sexta-feira (21), morreu em Belém a gari Cleonice Moraes, 54, intoxicada por gás lacrimogêneo ao tentar fugir de uma confusão em um protesto.

No Guarujá, o jovem morto estava de carona na bicicleta do amigo. Ele foi socorrido no Pronto-Atendimento Médico da Rodoviária, mas não resistiu aos ferimentos. O amigo, de 17 anos, ficou gravemente ferido, mas não corre risco de morte. O caminhoneiro foi preso em flagrante.

Na capital mineira, de acordo com testemunhas, Douglas Henrique de Oliveira tentou pular de uma pista do Viaduto José Alencar para outra, mas caiu no vão que há no meio, de uma altura de 5 metros. Ele foi levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII com fraturas múltiplas e traumatismo craniano e foi submetido a cirurgia, mas não resistiu. O acidente aconteceu no fim da tarde, quando um grupo protagonizava um embate com os militares que faziam a segurança no entorno do Mineirão, onde o Brasil enfrentava o Uruguai pelas semifinais da Copa das Confederações. Um vídeo feito por um manifestante mostra o momento em que ele despencou.

O corpo do metalúrgico será enterrado hoje na cidade de Curvelo, na região central de Minas. A mãe dele, Neide Souza, tinha medo e o alertava para os riscos, segundo a irmã, Letícia Souza. "Perdeu uma vida a troco de nada", disse ela.

Seis pessoas já caíram do viaduto nas três manifestações realizadas no entorno do Mineirão. Um deles, Luiz Felipe Aniceto, 22, caiu no último sábado. Ele está internado na UTI e respira com ajuda de aparelhos. O quadro é grave.

Prisões

A Polícia Civil mineira anunciou que até a manhã de ontem foram presos 79 adultos e apreendidos 30 adolescentes acusados de participação nos tumultos durante as manifestações em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, entre os adultos, 26 tiveram prisão em flagrante decretada e permanecem presos. Os outros 53 foram ouvidos e liberados. Ontem também foi dia de limpeza e de contabilizar os prejuízos causados pelo protesto. Uma concessionária em que os manifestantes puseram fogo ficou completamente destruída.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: