domingo, 16 de junho de 2013

Público vaia Dilma no Mané Garrincha

Dirigente da Fifa parte para o contra-ataque e sai em defesa da presidente: ‘Onde está o respeito?’, perguntou o suíço

Brasília- Exatamente uma semana após a divulgação de pesquisa mostrando a queda de sua popularidade, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada por longos dois minutos, durante a cerimônia de abertura da Copa das Confederações. A torcida que lotava o estádio Mané Garrincha entoou a vaia logo que a presidente foi anunciada. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, ainda tentou intervir em defesa da presidente, mas não adiantou.

— Amigos de futbol brasileiro, adonde está el respeto, el fair play, por favor? — perguntou o suíço, misturando português e espanhol.

Em seguida, Dilma pegou o microfone para fazer o pronunciamento sob vaias:

— Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações Fifa-2013.

Neste momento, palmas pela inauguração do evento se misturaram com as vaias que ainda persistiam. Pouco abaixo do local onde Dilma estava, na tribuna de honra, os convidados da Fifa e do governo a aplaudiam.

Governo não fala sobre o assunto

Entre as autoridades estavam o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e os ministros Aldo Rebelo (Esporte), Paulo Bernardo (Comunicações), Marta Suplicy (Turismo), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Celso Amorim (Defesa) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União), além do assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, e do subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Ivo Corrêa.

O governo não quis se pronunciar sobre o ocorrido. Esta não foi a primeira vez que o PT sofreu com vaias na abertura de um grande evento esportivo. Em 2007, quando o Rio sediou a 15^ edição dos Jogos Pan-Americanos, o então presidente Lula também foi vaiado. Na época, o governo culpou o então prefeito Cesar Maia pelo protesto.

As vaias foram o principal assunto nas galerias paralelas aos assentos, onde ficam os estandes de alimentação.

— Ela não está acertando na economia. A vaia vai um pouco para o partido, que tem esse histórico de corrupção, e para a Dilma. A população está insatisfeita e, aqui no estádio, teve a oportunidade de protestar — disse o advogado Marcello de Paula, que assistia ao jogo.

Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada terça-feira, mostra que a popularidade da presidente caiu de de 65%, em março, para 57%, em junho.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: