domingo, 28 de julho de 2013

Aquém da imaginação - Dora Kramer

O papa Francisco e os jovens - os hóspedes - saíram-se muito bem. Já o poder público - o hospedeiro - saiu-se muitíssimo mal da Jornada Mundial da Juventude que, durante uma semana, expôs em detalhes as deficiências que marcam uma grande distância entre a fantasia de querer e a capacidade do País de fazer grandes eventos.

Como ficou demonstrado, “imagina na Copa” não é apenas um bordão travesso ou mera abstração do contra, É produto da confrontação diária de que a má qualidade dos serviços prestados aos brasileiros não corresponde à pretensão de ofertá-los em larga escala a multidões de visitantes.

Engarrafamento, falha de planejamento, falta de transporte, filas imensas nos pontos de ônibus sempre insuficientes, caos nas estações do metrô, nada a que os locais não estejam acostumados.

Da mesma forma estamos familiarizados com a desculpa de que “nessa época do ano choveu além do previsto”, apresentada pela prefeitura do Rio ante a impossibilidade de se realizar a vigília de oração e a missa de despedida do papa no lodaçal em que se transformou o campo preparado em Guaratiba, na zona oeste da cidade.

Os moradores dessa e de outras regiões - não só do Rio, aqui uma espécie de maquete dos enguiços existentes Brasil afora - estão habituados a sofrer os efeitos das chuvas tidas por nossas autoridades como ocorrências imprevisíveis, As pessoas morrem, perdem suas casas, ficam desamparadas e é sempre a mesma coisa: culpa da abundância inesperada de São Pedro.

Os transtornos da Jornada funcionaram como um resumo de repercussão amplificada do grito dos cidadãos que foram às mas. Também da; queles que, nas pesquisas, registram concordância com as manifestações deflagradas pela saudável ousadia da juventude imune aos efeitos da anestesia de um falso Brasil reinventado na imaginação (para não dizer manípulação) do ex-presidente Luiz Inácio da Silva,

No embalo dessa fabulação, deixou- se de lado o ensinamento do velho ; dito: “Quem não tem competência r não se estabelece”. Várias das reclamações que se viram nas placas de junho estavam retratadas nos desacertos da Jornada de julho, em logística e duração incomparável com a Copa do Mundo e a Olimpíada.

O enredo criado por Lula quando dos espetáculos promovidos para celebrar a escolha do Brasil como sede dos dois certames não combina com os fatos. Não resistiu ao primeiro teste da realidade de falta de estrutura, disciplina, seriedade, realismo e responsabilidade para fazer frente ao tamanho do compromisso assumido.

O ensaio na primeira viagem internacional de Francisco cobre de descrédito o País, que saiu da Jornada menor do que entrou, O papa, generosamente bem humorado, pediu desculpas ao prefeito pela “bagunça” que estava fazendo na cidade, quando eram os anfitriões os responsáveis pela série de confusões.

No inicio, temia-se que a repetiçãodos protestos e atos de vandalismo tumultuassem ambiente.

No fim, o que ou foi justamente a inépcia do poder público,alvo das manifestações cuja motivação ficou patente. Ao mesmo tempo, comprovou-se a razão pela qual as autoridades não souberam dar aos manifestantes uma resposta à altura.

A despeito da improvisação, a festa que hqjé se encerra foi bonita. Pelo conteúdo de espiritualidade que estimula positivamente e cria uma atmosfera de boa vontade, bem. entendido. A mesma condescendência, porém, não haverá quand.o do campeonato de futebol e dos Jogos Olímpicos.

Se o mundo deu agora um. mau (e merecido) testemunho a respeito da ineficácia da. organização, não é nem de minar, mas de se constatar previamente, a dimensão do vexame que se avizinha no horizonte.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: