sábado, 27 de julho de 2013

Campos diz que debate político de 2010 'foi pobre'

Angela Lacerda

O governador de Pernambuco e possível candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) defendeu nesta sexta-feira que as eleições de 2014 tenham um debate sobre o País "que não seja feito pela expressão de nomes ou torcidas, mas pelo pensamento estratégico que nos guie a uma mudança de patamar". Na sua avaliação, "foi exatamente isso que não aconteceu nas eleições de 2010, aonde o debate foi um dos mais pobres debates políticos que já tivemos notícia numa nação do tamanho do Brasil".

Segundo ele, as dificuldades do Brasil, hoje, se devem, "em muito", à ausência de um debate, em 2010, que pudesse ter "uma visão não fragmentada, não pontual".

Campos fez a afirmação ao falar em um workshop do movimento Integra Brasil, organizado por empresários cearenses na Federação da Indústria de Pernambuco (Fiepe), no Recife. O tema do workshop, "O Brasil pode muito mais", é o mesmo do slogan do PSB e de Campos. Indagado sobre o fato, o governador afirmou, em meio a uma risada: "Veja que não é um desejo só nosso, é desejo de muita gente".

Criado no ano passado pelo Centro da Indústria do Ceará (CIC) e Federação de Agricultura do Ceará, o Integra Brasil pretende percorrer todo o Nordeste e elaborar uma proposta de política estratégica nacional que passe pelo desenvolvimento da região. O documento será apresentado ao Congresso Nacional e posteriormente entregue aos pré-candidatos à Presidência da República. O movimento também pretende "ver de perto as grandes obras fundamentais para o Nordeste que não andam", de acordo com a idealizadora do movimento, Nicolle Barbosa, do CIC, ao citar a Transnordestina e a Integração do Rio São Francisco.

Sem filiação partidária, Nicolle acredita que o PSB é o partido que vai desenvolver o Brasil. "É uma novidade", disse ela, convicta de que um projeto socialista irá contemplar a ideia defendida pelo Integra Brasil. "O Nordeste não é um problema, é solução".

Pesquisa

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Alexandre Pereira, também demonstrou simpatia por uma candidatura socialista. "O senhor vai longe, com o apoio de todos nós e do Nordeste", disse no final da sua fala. Ele representou o governador Cid Gomes (PSB), mas explicou ser presidente do PPS-CE e que não falava em nome do governador cearense - que se mostra contrário à pretensão de Campos.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: