domingo, 21 de julho de 2013

PPS projeta lançar Serra ao Planalto

Roberto Freire defende união de oposições para derrotar o PT em 2014

O presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), disse que a legenda está de portas abertas para José Serra (PSDB) disputar novamente a Presidência da República. Freire afirma que há consenso com o PMN, com quem o PPS negocia uma fusão para formar a MD, sobre a necessidade de unir oposições contra o PT, mas com candidaturas múltiplas.

A possibilidade de Serra deixar o PSDB para tentar ser candidato à Presidência pela terceira vez é levantada diante do controle exercido hoje entre os tucanos pelo senador Aécio Neves (MG), que assumiu o comando da legenda há dois meses.

Freire observa que Serra tem o hábito de protelar suas decisões, mas acredita que neste caso uma definição está próxima, ainda que, pelo calendário oficial, a troca de legenda possa ocorrer até início de outubro.

– O tempo dele não é apenas o legal, mas o tempo político, até porque é preciso que consiga arregimentar aliados. Nesse processo, ele está liderando e, portanto, não pode ser último a decidir – destacou Freire.

Na quinta-feira, Serra afirmou que não pretende deixar o PSDB e se disse "surpreso" com as especulações sobre suposta ida para o PPS.

Enquanto isso, o processo de fusão do PPS com o PMN refluiu devido a problemas em negociações nos Estados e à decisão do partido de Freire de só formalizar a união após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em consulta realizada sobre fusão de partidos.

O PPS quer esperar para saber se a MD poderá receber parlamentares de outros partidos sem que eles percam o mandato. Freire diz que a união poderá até acontecer antes, caso PPS e PMN decidam conjuntamente que não vale a pena esperar pela posição da Justiça Eleitoral.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: