terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aécio critica Dilma e diz que é 'hora de mudar'

Com discurso de candidato, tucano fala que prévias no PSDB cabem à Executiva

Marcelo Fiuza

BELO HORIZONTE - Às vésperas da terceira visita de Dilma Rousseff a Minas Gerais em três semanas, o senador Aécio Neves fez críticas à intensa agenda da presidente no estado e cobrou da petista "mais do que apenas promessas" em suas viagens. Em um evento para tucanos mineiros, o presidente nacional do PSDB ainda se eximiu da responsabilidade de convocar prévias em seu partido e assumiu de vez a postura de candidato da legenda ao Planalto em 2014.

- Nós, mineiros, somos conhecidos pela nossa hospitalidade. Ela (Dilma) será muito bem recebida, espero que com lançamentos novos e não apenas requentando promessas antigas - disse o senador, que voltou a citar a chamada agenda federativa: - As questões estruturais, que realmente mudariam a face do Brasil e fortaleceriam estados e municípios, não vêm tendo resposta por parte da Presidência da República. É hora de Dilma não apenas vir a Minas, mas deixar algo mais do que sua visita.

A presidente é aguardada hoje em Belo Horizonte para uma formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e para a inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil. Na terça-feira passada, Dilma esteve em São João Del Rei para lançar o PAC Cidades Históricas e, na semana anterior, foi a Varginha, no Sul de Minas, para inauguração de um campus universitário federal.

Sobre a realização de prévias no PSDB para definição do candidato à Presidência da República, Aécio afirmou que concorda com a disputa interna, mas destacou que não cabe a ele fazer tal proposição.

- O estatuto do PSDB prevê as prévias. Não mudei de opinião e sempre as defendi. Basta que haja uma solicitação à Executiva, obviamente não à presidência, que vai decidir como isso pode acontecer. O que tenho feito como presidente do PSDB é organizar o partido no país inteiro - disse Aécio, que considera "legítima" uma eventual postulação do ex-governador de São Paulo José Serra à candidatura pela legenda.

- Estou cumprindo o papel que me foi delegado pela, praticamente, unanimidade do partido de conduzir o PSDB para o futuro. O futuro somos nós, o passado são esses que estão no governo - completou.

Aécio discursou para correligionários na solenidade de posse do ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga como novo presidente regional do Instituto Teotônio Viela - órgão do partido para estudos sociais e políticos. Ele encerrou sua fala comparando indicadores econômicos do Brasil aos de outros países latino-americanos e se colocou como alternativa nas urnas.

- Vamos iniciar uma belíssima caminhada rumo ao futuro e, do alto das montanhas de Minas, dizer a todos os brasileiros: está na hora de mudar - afirmou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: