quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aécio sobre prévias no PSDB: 'Saúdo aqueles que evoluíram de posição'

Mineiro quer consulta só em outubro, para que Serra não possa deixar o partido

Paulo Celso Pereira, Silvia Amorim

BRASÍLIA e SÃO PAULO - Lastreado no apoio que tem de maioria do PSDB para disputar a Presidência da República em 2014, o senador Aécio Neves (MG) reafirmou ontem que defende a realização de prévias para escolha do candidato do partido ao Palácio do Planalto. A informação foi antecipada ontem pela coluna de Merval Pereira, no GLOBO. A fala do senador é mais um lance no jogo do xadrez político que trava há quatro anos contra o ex-governador de São Paulo José Serra, que sonha disputar pela terceira vez a Presidência. A estratégia do mineiro, com esse gesto, é forçar uma decisão de Serra.

- A minha posição em relação às prévias é a que eu sempre tive. Em 2009, propus ao partido as prévias. Basta que depois do período de filiação, em outubro, haja no partido mais de um postulante e essa postulação (das prévias) seja submetida à Executiva do partido, como prevê o estatuto. Não mudei de opinião e até saúdo aqueles que evoluíram de posição. Se houver mais de um postulante, posso adiantar que meu voto será favorável - afirmou.

A referência a uma "evolução" de posição é uma alfinetada direta em Serra. Entre 2009 e 2010, Aécio sugeriu que o partido realizasse prévias para escolher o candidato da legenda à Presidência. Serra trabalhou contra a consulta e conseguiu consolidar-se como o candidato contra Dilma. Agora, o momento é oposto. Hoje, o mineiro detêm apoio da maioria dos diretórios do PSDB, enquanto Serra, isolado, até cogita sair do partido.

Exatamente em função do flerte do paulista com outras legendas, Aécio deixa claro que as prévias só poderiam ser solicitadas após o fim do prazo para troca de partido, início de outubro. Assim, para avançar na tese das prévias, Serra precisará desistir de deixar o PSDB. A defesa das prévias tem também a intenção de esvaziar eventual discurso de Serra de que sairia do partido por não ter condições de ser candidato. Ontem, Aécio fez questão de reafirmar que torce para que o rival continue no PSDB:

- Tenho enorme respeito pelo companheiro Serra e reitero isso sempre que posso. Ele é parte da história do PSDB e acho que todos nós gostaríamos que ele ficasse no partido, na mesma trincheira onde nós estamos. Agora, mudança de partido é sempre uma decisão muito pessoal.

Provocado a responder se Serra seria um bom candidato ao Senado, cenário mais provável caso ele continue no partido, Aécio tergiversou:

- Serra será sempre um ótimo candidato a qualquer cargo.

Em São Paulo, tucanos disseram que Aécio não se comprometeu a fazer nada além do que manda o próprio estatuto do partido. Mas viram no gesto algumas motivações de ordem política. De um lado, ele estaria tentando estancar uma sangria decorrente da disputa interna das últimas semanas, com troca de declarações ríspidas entre aliados de Serra e Aécio sobre o favoritismo do mineiro dentro do partido. Aliados do paulista também acreditam que o mineiro busca impedir a saída de Serra por não ter interesse de vê-lo disputando a eleição por outra sigla:

- Com o Serra em outro partido, a dificuldade que o Aécio terá de entrar em São Paulo e no Sul do país será muito grande - disse Alberto Goldman, um dos vice-presidentes do PSDB.

Se a garantia de prévias será suficiente para manter Serra no partido ainda é uma incógnita.

- Ninguém sabe qual será a decisão dele - afirmou Goldman.

Até agora nem Serra nem Aécio se apresentaram formalmente como pré-candidatos para 2014. Mas ambos colocaram seus aliados para trabalhar pela vaga e estão viajando pelo país em busca de apoios dentro do PSDB e junto ao eleitorado. O presidente do PSDB em São Paulo, Duarte Nogueira, elogiou a postura de Aécio:

- Prévias reforçam o espírito democrático de atuação que o partido tem que ter com qualquer um de seus filiados e são bem-vindas porque dá a oportunidade de ativar o partido.

Caso a tese das prévias tucanas avance, outro embate já é certo: a definição de quem serão os eleitores. Aliados de Aécio defendem que sejam, preferencialmente, por delegados do partido - entre os quais o mineiro é favorito. Aliados de Serra querem que o espectro seja o mais aberto possível, até incluindo eleitores não filiados à legenda, o que abriria possibilidade de vitória do paulista.

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP) defendeu as prévias:

- Seria um método democrático. Prévia é o meio de se resolver esse tipo de disputa. O importante é que as regras sejam claras e haja igualdade de condições - disse Aloysio.

O deputado Sérgio Guerra (PE) acredita que a consulta é viável, mas considera consolidada a posição de Aécio, de quem é aliado:

- Não é difícil que todos os filiados possam votar. Acho que o partido, de forma muito majoritária, deseja a candidatura de Aécio, mas se houver outro candidato é possível fazer as prévias. O Serra realmente é muito forte, mas não para ser candidato agora à presidência da República.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: