quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Marina encontra presidente do TSE para discutir futuro da Rede

Ex-senadora quer registrar sigla só com protocolo de entrega de nomes nos cartórios

BRASÍLIA - A ex-senadora Marina Silva reuniu-se ontem com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e tem encontro previsto esta semana com a corregedora-geral da Justiça Eleitoral, ministra Laurita Vaz, para discutir as dificuldades que a Rede Sustentabilidade enfrenta para validar quase 500 mil assinaturas de apoio. A validação das assinaturas, pelos cartórios eleitorais, é necessária para formalizar o pedido de registro de partido.

Os organizadores da Rede estudam entrar com o pedido de registro no TSE só com o protocolo de entrega das assinaturas aos cartórios. Até agora, foram validadas 215 mil assinaturas. A ideia é que o TSE comece a analisar o pedido de registro enquanto os cartórios terminam a certificação das assinaturas restantes.

Os apoiadores de Marina esperam que o TSE aceite essa alternativa. Marina figura em segundo lugar (26%) nas pesquisas de intenções de votos para a eleição presidencial de 2014. A disposição de Marina é só disputar a sucessão da presidente Dilma Rousseff pela Rede - que, para isso, precisa estar criada até 4 de outubro, um ano antes da eleição.

A medida não é simples. Há dois anos, o TSE impediu que o PEN disputasse as eleições municipais de 2012 por não ter apresentado o mínimo de assinaturas certificadas. Na época, das mais de 500 mil assinaturas apresentadas, a relatora Nancy Andrighi acolheu como válidas as 373.159 certificadas pelos cartórios e tribunais eleitorais, descartando mais de 200 mil que não cumpriam essa exigência.

- Temos as mais de 600 mil fichas encaminhadas aos cartórios. Dessas, 215 mil foram certificadas, mas há uma grande quantidade de assinaturas que não foram respondidas. A gente tem uma situação que precisa ser resolvida. A única coisa de que temos certeza é de que encaminhamos as fichas no prazo certo, e que os cartórios estão atrasados nas respostas - disse a ex-senadora.

A presidente do TSE afirmou que cabe à corregedora-geral da Justiça Eleitoral tratar da relação com os cartórios. A própria ministra telefonou para Laurita pedindo que ela receba Marina até o fim da semana.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: