domingo, 11 de agosto de 2013

Painel - Vera Magalhães

Cabralização
O PT decidiu replicar com Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo o cerco que Sérgio Cabral (PMDB) enfrenta no Rio. O partido atua na organização de protestos marcados para esta semana e a próxima, que farão menção à investigação de cartel em governos tucanos. Dirigentes da CUT vão engrossar ato do Movimento Passe Livre na quarta-feira. No dia 28, na marcha pela reforma urbana, movimentos de moradia também ligados ao PT vão à rua pedir CPI sobre o caso Siemens.

Baixo astral Auxiliares e aliados de Alckmin relatam que o escândalo dos trens atingiu em cheio o humor do governador, que tem se queixado de o caso ter estourado no seu colo.

Calma A despeito da movimentação do partido, Lula recomendou a petistas próximos cautela nos ataques ao PSDB após as denúncias. Citando o exemplo do mensalão, o ex-presidente disse que não se pode condenar ninguém antes da hora.

Timing O PT do Rio deve aprovar já em setembro uma moção referendando a candidatura de Lindbergh Farias ao governo. O partido quer criar um fato consumado antes do prazo final para que candidatos mudem de partido, em outubro, e sepultar pressões do PMDB por apoio a Luiz Fernando Pezão.

Rei posto Conselheiros de Sérgio Cabral defendem que o governador antecipe para dezembro a saída do cargo. Só assim, acreditam, haverá tempo de tornar Pezão conhecido e dissociá-lo do desgaste de imagem do governador, apresentando o vice como alguém humilde'' e diferente do antecessor.

Sinal amarelo O último cálculo do Planalto mostra que PT e PMDB estarão separados em 18 Estados. A preocupação de auxiliares de Dilma é que o efeito das disputas locais com o PT possa interferir na convenção nacional do PMDB, que terá de aprovar a aliança para 2014.

Fora... A recuperação da popularidade de Dilma Rousseff é mais lenta nas grandes cidades. Segundo o Datafolha, o percentual de eleitores que avaliam o governo como ótimo ou bom, que na média nacional cresceu 6 pontos, subiu apenas 3 (de 24% para 27%) nos municípios com mais de 500 mil habitantes.

... do eixo Nas cidades médias, esse percentual saltou de 22% para 29%. Nos grandes centros, os eleitores também não mudaram de opinião sobre a gestão de Dilma na economia. O índice de ótimo e bom nessas cidades ficou estável em 24%.

Com partido Caiu a parcela de eleitores que dizem não ter nenhum partido de preferência: de 64% no fim de junho para 58%. Antes dos protestos, esse índice era de 55%. As palavras de ordem sem partido'' foram uma tônica no auge das manifestações de junho.

DNA João Augusto Henriques, pivô das acusações de caixa dois na campanha de Dilma em 2010 noticiadas na revista "Época'' desta semana, é ligado ao líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e ao deputado Mauro Lopes (PMDB-MG).

Ontem e hoje A primeira reação do governo e do PT às denúncias envolvendo contratos da Petrobras será tentar circunscrever o desgaste a José Sérgio Gabrielli e bater na tecla de que a atual presidente da empresa, Graça Foster, vetou a nomeação de Henriques para a diretoria internacional da estatal.

Blindagem Na mesma linha, outra vacina será dizer que a atual presidente da Petrobras reduziu à metade contrato de R$ 860 milhões da empresa na Namíbia que teria sido a origem do suposto caixa dois para PT e PMDB.

Tiroteio
"O STF não pode impor sua vontade. Viver em um Estado de Direito significa fazer tudo o que eu posso, e não tudo o que eu quero."

DO MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO, para quem a Constituição diz que cabe ao Congresso decidir sobre a perda de mandato de parlamentares condenados.

Contraponto
Competidor de peso

Durante reunião em Milagres, no interior do Maranhão, no último fim de semana, o deputado Domingos Dutra, de saída do PT para a Rede, lançou seu nome como pré-candidato a senador, na chapa que terá Flávio Dino (PC do B) como candidato a governador.

--Quero ser o primeiro senador do Maranhão que é negro, quilombola, e que vai enfrentar o Sarney --discursou o dissidente petista.

Um militante da plateia emendou, provocando risos:

--Você vai competir com Edison Lobão no Senado para ver quem é mais magro!

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: