sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

No banco dos réus
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça decidiu autuar o Banco do Brasil, o Bradesco e o Itaú. A deliberação deve ser publicada hoje no Diário Oficial. Duas destas instituições serão multadas pelo envio de cartões para clientes ou futuros clientes sem autorização prévia destes. Uma delas por prática de propaganda enganosa. Os bancos podem recorrer da medida.

Andando em círculos
Os petistas relatam que a presidente Dilma está furiosa com o ministro Aloizio Mercadante (Educação). A razão, o prematuro recuo do estágio obrigatório de dois anos, no SUS, pelos médicos formados, que consta do Mais Médicos. A desistência foi antecipada pela coluna em 25 de julho. Parlamentares do PT estão atônitos com os recuos sistemáticos do governo em projetos e medidas. Além do que chamam de "barbeiragem" de Mercadante, citam os recuos nos temas Aids e transexuais, na Saúde, comandada pelo ministro Alexandre Padilha. A essas mancadas, soma-se a proposta da própria presidente Dilma de promover um plebiscito sobre reforma política.

"O PDT tem que sair do Ministério. Quando o partido vota a favor, dizem que é porque tem cargo. Quando vota contra, é porque quer mais" - Mito Teixeira - Deputado federal (PDT-RJ)

Um tiro no pé
Os petistas não poupam o ministro Alexandre Padilha (Saúde) na trapalhada de permitir aos jovens de 16 anos fazer tratamento de mudança de sexo. Eles temem que isso dê combustível para reabrir o debate da redução da maioridade penal.

Ciumeira
Os petistas da tendência majoritária, a CNB, estão incomodados com o peso, no governo, da Mensagem. Eles não se conformam com a presença do ministro Pepe Vargas na pasta do Desenvolvimento Agrário. Afirmam que o ministério tem muita capilaridade e citam o programa de distribuição de tratores para as prefeituras de todo o país.

Polêmica para conter a inflação
A redução de alíquotas de importação divide opiniões. O secretário Márcio Holland (Política Econômica) venceu. Mas há quem tema pelos setores (aço, químicos e bens de capital) que enfrentam concorrência dos importados.

Marina lidera em Brasília
A exemplo de 2010, quando fez 41,9% dos votos, Marina Silva lidera em Brasília, com 38,3%. A novidade da pesquisa do instituto O&P, com mil entrevistas, entre 25 e 28 de julho, é o terceiro lugar da presidente Dilma, com 17,1%. Ela fez 31,7% em 2010. O senador Aécio Neves está em segundo, com 18,3%. Em 2010, Serra fez 24,3% dos votos. Eduardo Campos tem o apoio de 4,1%.

Me deixem fora disso
Sobre rumores de que o ministro Aloizio Mercadante (Educação) estaria tramando para derrubar o ministro Guido Mantega (Fazenda), o vice Michel Temer liga para dizer: "O Mercadante jamais conversou comigo sobre a queda do Mantega."

Preservando as relações
Sobre a atual impopularidade do governador Sérgio Cabral, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pede para registrar: "Tenho relações pessoais e antigas com o Cabral que independem de circunstâncias políticas."

"Realismo socialista".
Em informação publicada ontem, erramos na conjugação do verbo intervir. O certo é "interveio" e não "interviu".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: