quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Rio: o desembarque do PSB
O primeiro foi o PT. Agora é o PSB. O apoio à candidatura de Luiz Fernando Pezão (PMDB) subiu no telhado. Os socialistas definiram, em Recife, a construção de caminho próprio. Esta é a posição do seu presidente, Roberto Amaral. As conversas com o candidato do PDT, Miro Teixeira, avançam. Para compor a chapa, o PSB está apresentando o nome do ex-ministro José Gomes Temporão.

De pai para filho
O PMDB reclamou ontem da falta de empenho do PT para que as alianças avancem nos Estados. Os peemedebistas consideram que os petistas, pelo fato de estarem no governo federal, deviam fazer mais para unir sua base nas disputas regionais. As queixas foram abertas pelo senador Jader Barbalho. Ele quer toda a base governista, e não apenas o PT, apoiando a candidatura do filho, Helder Barbalho, ao governo do Pará. O presidente do Senado, Renan Calheiros, também protestou. O PT está disposto a apoiá-lo para o governo de Alagoas. Mas Renan quer que o PT garanta o apoio a qualquer nome que o PMDB apresentar, inclusive o do deputado Renan Filho.

“O PMDB já vai apoiar o PT para ocupar o melhor lugar do mundo: o Palácio do Planalto. Essa é moeda de troca” Eduardo Cunha – líder do PMDB na Câmara (RJ), sobre as divergências com o PT nas eleições estaduais.

Armadilha aliada
O PT insiste na candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB) ao governo de Alagoas. Seu objetivo é reabrir a disputa pelo comando do Senado em 2015. Se Renan ficar no cargo, a preferência será por sua reeleição, permitida na nova Legislatura.

Nova tentativa
Relator da Comissão de Reforma Política da Câmara, Alfredo Sirkis (PV-RJ) vai reapresentar amanhã a proposta do sistema misto. Metade das vagas do Rio, por exemplo, seria preenchida pelo sistema proporcional. Os demais seriam eleitos em distritos. O Rio teria seis distritos. Cinco deles elegeriam quatro deputados, e um, três.

Zona Franca eleitoral
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, na segunda-feira, em Manaus, garantiu que, ainda este ano, o Congresso vai aprovar, e a presidente Dilma, sancionar, projeto que prorroga a Zona Franca por mais 50 anos a partir de 2023.

Paranoia e pânico nas ruas
A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal do Rio disseram "não" à Comissão do novo Código da Mineração da Câmara dos Deputados. Chico Alencar (PSOL) e Hugo Leal (PSC) buscavam local para reunir entidades do Rio a fim de debater o tema. As duas "Casas do povo" alegaram que não poderiam abrir suas portas e correr o risco de a plateia não sair mais. O debate será na Firjan.

Com ou sem azeitona
O deputado Lucio Vieira Lima diz que o PMDB apoia a reeleição do prefeito de Salvador, ACM Neto. E prevê: "O PT vai querer comer a empada dele". O PMDB quer ACM Neto apoiando seu candidato ao governo: Geddel Vieira Lima.

Traduzindo o recado
Sobre a cobrança da presidente Dilma para que seus ministros entreguem obras e promessas aos eleitores, um deles, espirituoso, resumiu: "Ela nos disse para irmos para a rua, pois do contrário será ela quem nos colocará na rua."

Aliados
do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), dizem que ele leu pesquisa sobre sua saída do cargo para concorrer ao governo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: