terça-feira, 6 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Padilha fortalecido
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi muito elogiado ontem na reunião de três horas entre a presidente Dilma e os líderes aliados. Eles registraram a postura do ministro, que conversou com todos antes do anúncio e do envio do programa Mais Médicos ao Congresso. O governo saiu do encontro convencido de que terá apoio para aprovar um ano de residência no SUS.

Necessidade e cautela
Mesmo precisando que o governador Eduardo Campos (PSB) seja candidato a presidente, o esporte preferido dos tucanos tem sido colocar em dúvida sua candidatura. Os integrantes da campanha de Aécio Neves dizem que o tucano irá para o segundo turno se chegar aos 25% dos votos. Calculam que Eduardo deve fazer 10%, e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), uns 4%. Eles ainda não têm prognóstico sobre Marina Silva (Rede). Para os tucanos, é importante deixar a candidatura de Eduardo em suspenso, pois isso evita, por exemplo, que alguns de seus aliados, como o PPS e o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), fechem com o socialista.

"Tem que consultar o diretório nacional do partido . Tem que consultar o Lula e a presidente Dilma. Não é assim!"
Rui Falcão, Presidente do PT , sobre o partido, no Rio, abandonar o governador Sérgio Cabral (PMDB)

Alto clero petista
Com o objetivo de reforçar a principal tendência, a Construindo um Novo Brasil, na Executiva Nacional do PT, tem petista defendendo que sejam escalados para o comando partidário Gilberto Carvalho e Marco Aurélio Garcia.

Com a bola cheia
O Atlético Mineiro nem bem chegou a Belo Horizonte, depois de se sagrar campeão da Copa Libertadores, e seu presidente, Alexandre Kalil, recebeu um convite do deputado Júlio Delgado, presidente regional do PSB: filiar-se ao partido e concorrer como vice na chapa do prefeito Marcio Lacerda, candidato à reeleição no ano que vem.

A missão de Ideli
A presidente Dilma, em resposta ao líder do PTB, Jovair Arantes (GO), afirmou que já foram empenhadas 87% das emendas da base aliada e que a ministra Ideli Salvatti tem como tarefa zerar os restos a pagar até dezembro.

PMDB x CNA
A bancada do PMDB está em guerra com a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD-TO). O motivo é a nomeação do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. A bancada indicou Rogério Figueiredo para o cargo depois do veto à sua primeira indicação. Reclama que a senadora quer manter no cargo Enio Marques Pereira.

O outro lado
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) liga para dizer que não está tentando enquadrar os ministros aliados e que não trata de votações no Congresso. Diz que sua intervenção política no Congresso se restringe à Lei dos Royalties.

Situação delicada da esquerda
Os preferidos dos eleitores de Brasília, na eleição para o governo, são os ex-governadores Joaquim Roriz, 34%, e José Arruda, 24% (pesquisa O&P). Os analistas dizem que esses números tornam competitivo o vice Tadeu Filippelli (PMDB).

Os líderes
governistas elogiaram a reunião promovida pela presidente Dilma. Dizem que ela sinalizou uma mudança de método de trabalho.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: