sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PSDB quer adiar debate sobre prévias no partido

Maioria dos tucanos, especialmente os aecistas, prefere voltar a discutir programa e focar em eventos pelo país

Paulo Celso Pereira, Maria Lima

BRASÍLIA - Após o ex-governador de São Paulo José Serra admitir disputar prévias com o senador mineiro Aécio Neves para a escolha do candidato do PSDB à Presidência da República, a palavra de ordem entre a maioria dos tucanos, em especial os aecistas, é tirar o assunto de pauta e só rediscuti-lo, se for o caso, em outubro. O foco do comando do PSDB neste momento são os eventos país afora que deverão servir de base para o desenvolvimento do programa do partido para 2014, além da filiação de nomes que possam disputar as eleições estaduais. A estratégia de Aécio é não alimentar a polêmica sobre as prévias, que interessa mais ao seu adversário interno, José Serra.

- Já me pronunciei sobre esse assunto (prévias). O PSDB tem hoje uma estratégia nacional, inclusive de comunicação, para nos contrapormos ao que está aí. Nosso trabalho é viajar pelo país, ouvindo todas as regiões, para que possamos nos apresentar como principal alternativa ao governo em 2014. Essa é a prioridade do PSDB - disse Aécio ontem ao GLOBO

Hoje, o mineiro dará o pontapé inicial em sua agenda de viagens nacionais, desembarcando à noite em Ribeirão Preto (SP). De lá, seguirá amanhã de manhã para Barretos, onde participará de eventos públicos e de uma reunião com cerca de 70 prefeitos paulistas do PSDB. A visita ao estado de Serra não é gratuita. Aécio sabe que a obtenção de um bom resultado em São Paulo é fundamental para o confronto com a presidente Dilma Rousseff - que também tem dado prioridade aos eventos no estado. Até dezembro, o tucano deverá ir ao estado três vezes por mês.

A segunda etapa das viagens, que será marcada por cinco grandes encontros regionais, será inaugurada dia 13 de setembro em Curitiba para reunir tucanos do Sul do país. O encontro acontecerá uma semana antes da veiculação do programa gratuito de dez minutos a que o partido terá direito na TV e no rádio. Mais uma vez, Aécio deve ser a principal estrela da propaganda.

A expectativa é que esses encontros tirem o tema das prévias do centro do debate dos tucanos. Flertando com a possibilidade de sair do PSDB, Serra passou na quarta-feira a pedir que fossem estabelecidos critérios para a disputa. Para que o formato dela fosse debatido formalmente até outubro, seria necessário que o próprio Aécio convocasse a Executiva, ou que algum dos integrantes pedisse a reunião.

- Não tem sentido você defender a tese das prévias e, ato contínuo, quando o presidente nacional diz que sempre as defendeu, você começar a adjetivá-las - critica o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), um dos vice-presidentes do PSDB.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: