sábado, 24 de agosto de 2013

Rede de Marina pede registro ao TSE na próxima segunda

Coordenador da legenda, Walter Feldman não crê em manobra de rivais e avisa que exigências da lei já foram cumpridas

Caria Araújo, José Roberto Castro

A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva pretende fundar para disputar a Presidência nas eleições de 2014, confirmou ontem que vai dar entrada ao pedido eje registro definitivo da sigla no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira.

"Acreditamos que o tempo e os números necessários de diretórios e de assinaturas coletadas foram cumpridos, o que nos permite trabalhar para pedir o registro definitivo do partido", disse o deputado Walter Feldman (SP), que pretende migrar do PSDB para a sigla de Marina.

Na semana passada, a ex-senadora procurou diretamente a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, para se queixar da demora na validação das assinaturas em Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Para registrar um partido, é preciso o apoio de quase 500 mil eleitores em 9 Estados. Até o dia 16, apenas 250 mil fichas de apoio à Rede haviam passado pelo crivo dos cartórios eleitorais.

Sobre possíveis irregularidades na coleta de adesões, Feldman afirmou que, apesar de ser possível a existência de alguns erros, não se justifica a especulação de que possa haver fraude. "Tivemos 12 mil voluntários que fizeram as coletas pelo Brasil. É muito possível que algum não tenha feito direito. Não há controle total. São 850 mil fichas, fizemos uma triagem, mas algumas podem ter escapado."

Prazo. O deputado observou, porém, que alguns cartórios eleitorais estão ultrapassando o prazo de 15 dias para avaliar as assinaturas e que algumas são rejeitadas sem explicação. Ele diz não acreditar, no entanto, em uma articulação para dificultar a criação da Rede. "São problemas do sistema. Na Justiça a demanda é muito forte, pesada, há poucos funcionários, eles estão trabalhando a questão da biometria", ponderou.

O TSE avisou ao grupo que apoia Marina que precisa de um mês para analisar o processo. O prazo final para que o registro seja confirmado é 5 de outubro. Em 2011, o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab entrou com o pedido na Justiça Eleitoral em 23 de agosto e obteve o registro em 27 de setembro.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: