domingo, 8 de setembro de 2013

Aécio vai à Justiça contra Dilma

Presidenciável tucano condena pronunciamento da presidente e diz que ela legitimou o "vale tudo" eleitoral

SÃO PAULO - O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em comemoração ao Dia da Independência, feito na última sexta-feira à noite, foi classificado por Aécio Neves (PSDB/MG) como um "desrespeito ao cargo ocupado" pela petista e como "ferramenta eleitoral". O presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República se manifestou por meio de uma nota em seu perfil de uma rede social.

O senador mineiro acusa Dilma de legitimar o "vale tudo" eleitoral e de "tentar reconquistar, a qualquer custo, a popularidade perdida". No texto, o tucano afirma que o PSDB vai denunciar o caso à Justiça "pela agressão às regras democráticas e por significar propaganda eleitoral antecipada, agravada por se realizar às custas do dinheiro público".

"O Brasil assistiu, nesta sexta-feira, a um triste episódio na história da nossa democracia. Desrespeitando o cargo que ocupa, a presidente Dilma Rousseff transformou o espaço republicano de rede nacional de rádio e TV, prevista para finalidades específicas, em acintosa ferramenta eleitoral", afirmou, em nota, no Facebook. E acrescentou: "Não desrespeita apenas o cargo que ocupa. Desrespeita, a data que deveria celebrar, os brasileiros que deveria representar e a legislação pela qual deveria zelar".

Até o início da noite de ontem, a postagem no perfil do senador no Facebook contava com mais de 7,4 mil curtidas e mais de 3,3 mil compartilhamentos.

Pronunciamento

O pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão da presidente Dilma Rousseff na noite da sexta-feira durou dez minutos. Dilma afirmou que o governo trabalha para "aprofundar os cinco pactos propostos" por ela em resposta às manifestações de junho. Disse ainda que a população "tem o direito de se indignar e de cobrar mudanças".

A presidente fez um apelo, porém, para que "uma capa de pessimismo" não cubra os avanços do Brasil nos últimos anos. "Mas há, igualmente, um Brasil de grandes resultados, que não podemos deixar de enxergar e de reconhecer", afirmou.

A petista ressaltou a destinação de 75% dos royalties do petróleo para educação, relatou os avanços na negociação da reforma política e garantiu melhorias para o transporte público.

Dilma fez ainda uma rápida menção ao pacto pela estabilidade fiscal, ao dizer que ele tem por objetivo "manter a inflação sob controle e as contas públicas equilibradas".

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: