quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo

Baila comigo
A presidente Dilma Rousseff confirmou ontem que irá aos Estados Unidos para abrir a Assembleia Geral das Nações Unidas, no próximo dia 23. Em evento no Estaleiro de Inhaúma, no Rio de Janeiro, ela não confirmou, porém, a visita de Estado à Casa Branca, a convite do presidente Barack Obama, que subiu no telhado por causa das denúncias de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês), que teria monitorado conversas da própria Dilma e atividades da Petrobras.
» » »
Hoje, o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, deve se encontrar com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, com o propósito de obter explicações formais sobre as atividades da NSA. O convite feito a Dilma é considerado uma honraria na diplomacia mundial, principalmente em se tratando de uma potência emergente, que mantém posições diplomáticas muitas vezes em desacordo com os EUA.
» » »
Caso se confirme, Dilma Rousseff fará a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro aos Estados Unidos em quase duas décadas. A viagem está prevista para outubro, mas depende de uma solução para o impasse . O cerimonial da visita é puro glamour. O ponto alto é um baile na Casa Branca, no qual o presidente Barack Obama convidaria Dilma Rousseff para dançar. Essa é a foto que Dilma não quer tirar enquanto não passar a limpo o que houve.

Desembarque
O deputado José Antonio Reguffe (PDT-DF), em discurso ontem na Câmara, voltou a defender que o PDT devolva os cargos que ocupa no governo Dilma. Disse que política deve ser uma questão de ideias e de convicções, não de negócios e loteamento de cargos. Reguffe parabenizou a Polícia Federal pela operação no Ministério do Trabalho e pelo fato de ter agido como órgão de Estado e não de governo.

Marinou
A propósito do PDT, o deputado Miro Teixeira (RJ) está com um pé na Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva.

Passagens
Dilma Rousseff sancionará o projeto do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) que isenta o transporte público de PIS e Confins. Motivo: quer mostrar que o governo não discrimina a oposição e que está em sintonia com as ruas. O governo calcula que, em algumas cidades, a redução das tarifas possa chegar a 15%

Contrabandos// O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e os líderes de bancada fecharam um acordo para acabar com os penduricalhos nas medidas provisórias. As novas regras valerão a partir da que instituiu o Programa Mais Médicos. As MPs só poderão tratar do assunto principal, e não mais de temas acessórios.

Diplomacia
A delegação de oito parlamentares brasileiros que está em Washington foi muito paparicada pelos diplomatas da Secretaria de Estado dos Estados Unidos, que equivale ao nosso Itamaraty. Na comitiva, os senadores Ana Amélia (PP-RS) e Vital do Rêgo (PMDB-PB), e os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Hugo Napoleão (PSD-PI), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Mendes Thame (PSDB-SP), Cândido Vaccarezza (PT-SP) e Duarte Nogueira (PSDB-SP). Muita preocupação dos EUA com o pré-sal, a China e seus negócios com o Brasil. Sobre espionagem, nada a declarar.

Cassação
O Senado aprovou ontem o projeto de emenda à Constituição que determina a perda imediata dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. A PEC nº18 é de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (foto), do PMDB-PE. A aprovação foi uma resposta à decisão da Câmara de manter no cargo o deputado Natan Donadon (sem partido-RO), preso há mais de dois meses na Papuda.

Sem sufoco
Em clima de “o pior já passou”, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem investimentos de R$ 2,6 bilhões em obras de mobilidade urbana no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sérgio Cabral, do PMDB, e do vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB), seu candidato a governador. Dilma ressaltou a “parceria estratégica” com os dois.

Futebol/ A Câmara dos Deputados realizará audiência pública para ouvir o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira e a atual diretoria da entidade sobre as denúncias de um suposto esquema de desvio de recursos e de lavagem de dinheiro a partir de receitas oriundas de jogos e patrocínios da Seleção Brasileira. O requerimento é do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).

Bimbinha/ O polêmico vídeo Oh, Meu Deus caiu em desgraça na bancada da mulher, composta por 46 parlamentares. As deputadas Elcione Barbalho (PMDB-PA) e Jô Moraes (PCdoB-MG) querem uma moção de repúdio à obra, na qual a atriz Clarice Falcão vai ao ginecologista e é descoberta com uma imagem de Jesus Cristo na vagina.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: