domingo, 8 de setembro de 2013

Dia de protestos pelo país

Num Sete de Setembro marcado por atos em todo o país, o desfile do Rio foi invadido por manifestantes. Pelo menos oito pessoas foram detidas, algumas depois de se recusar a tirar as máscaras, e ao menos outras cinco saíram feridas. Em Brasília, sob forte segurança, a presidente Dilma foi discretamente aplaudida no desfile. Depois da parada, começou um protesto em frente ao Congresso

Desfile em Brasília termina com passeata de 40 mil

Houve revista a pessoas que portavam mochila ou usavam máscara

BRASÍLIA.- Com a Esplanada dos Ministérios cercada por forte aparato de segurança, a presidente Dilma Rousseff participou ontem do desfile militar de 7 de Setembro. Ao todo, quatro mil policiais militares foram mobilizados para fazer a segurança da capital. Protestos foram marcados pelas redes sociais. Assim que terminou a solenidade oficial, parte da Esplanada foi liberada, e 40 mil manifestantes, com a adesão de pessoas que tinham assistido ao desfile, fizeram uma passeata. Antes, para evitar constrangimentos à presidente, uma barreira metálica impedia que o público chegasse a menos de cem metros da arquibancada em frente ao palanque oficial.

A Polícia Militar montou um cordão de isolamento com várias barreiras de contenção ao longo da Esplanada. Pessoas com mochilas ou bolsas foram revistadas. Mascarados foram obrigados a descobrir o rosto e a se identificar. Um casal de estudantes foi barrado quando tentava entrar na Esplanada com duas latas de tinta vazias e pedaços de madeira. Os estudantes explicaram que iriam usar as latas e a madeira para fazer barulho, mas não convenceram. Durante o desfile, grupo de manifestantes se concentrou em frente ao Museu Nacional de Brasília, gritando palavras de ordem díspares contra a corrupção, a espionagem americana e a favor da prisão de mensaleiros.

“Até Obama sabe das chicanas do Congresso Nacional dizia um cartaz. “Impunidade, a mãe da corrupção dizia outro. “Ouça o povo, Senado afirmava um terceiro. Dilma Rousseff foi ao desfile a bordo do Roils Royce presidencial. Ela vestia camisa verde- musgo e calça preta e foi discretamente aplaudida. Dos 39 ministros, 24 estavam presentes. Também estavam presentes o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a procuradora-geral da República, Helenita Acioli, e o governador do DF, Agnelo Queiroz.

O governo gastou R$ 829 mil para montar o desfile. No custo estão incluídos arquibancadas com capacidade para 24 mil pessoas (embora somente cinco mil tenham aparecido, segundo a PM), sistema de som, banheiros químicos, além de painéis colocados em todos os prédios do ministérios, com o lema deste ano “Brasil de Alma e Coração’.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: