sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dois mundos que não falam entre si - José Roberto de Toledo

No debate político, ideia diferente é descartada.

As redes sociais canalizam as principais polêmicas sobre temas políticos, mas há pouco debate. Prevalece a segregação de ideias. Quem pensa de um jeito tende a citar só quem pensa igual e ignorar a divergência.

Só perfis da chamada velha mídia nas redes conseguem atingir os dois guetos de pensamento, e, mesmo assim, de modo rarefeito. Essa percepção pode ser agora medida e visualizada com a ajuda da tecnologia e do trabalho de pesquisadores como Fabio Malini. O Fla-Flu ideológico é visível nos gráficos produzidos pelo Labic.net (Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo) a pedido do Estadão Dados. Malini coordena a elaboração dos gráficos.

Neles, cada ponto representa um usuário do Twitter, e, cada linha, uma citação ou conversa entre eles. Quanto maior o ponto, mais conexões ele estabeleceu sobre o tema pesquisado: foi muito citado, reproduzido ou dialogou com mais usuários.

A colocação e a cor de cada ponto no gráfico depende também de suas relações. O algoritmo responsável por colorir e plotar os pontos distribui as posições de acordo com a intensidade de suas conexões.

Se o ponto Atem várias ligações com o ponto B, que, por sua vez, se conecta ao ponto C, que também está ligado ao ponto A, eles formam uma rede próxima. Se o mesmo ocorre entre os pontos X, Y e Z, mas nenhum deles se conecta a A, nem a B nem a C, eles formarão uma segunda rede, distante da primeira rede.

É o que se vê no gráfico que ilustra este texto. Nos polos desse mapa do Twitter há duas redes independentes de usuários, uma pintada de verde e outra, de azul. Todos eles usaram a expressão "Celso de Mello" ao longo dos últimos dias em suas publicações. Do mesmo modo que os azuis se citam e se reproduzem com frequência, não citam nem reproduzem os verdes. A recíproca é verdadeira.

O fato de dois grupos de pessoas conviverem numa mesma rede, mas se conectarem de maneira tão segregada não é aleatório. Há um motivo: os azuis tendem a compartilhar um mesmo ponto de vista que, em geral, é diferente do dos verdes, e vice-versa. Os azuis, em geral, eram contra o novo julgamento do mensalão. E os verdes, salvo exceções, defendiam o oposto.

No meio, pintados de vermelho, estão pontos maiores que se conectam tanto aos azuis quanto aos verdes. São de contas administradas por jornais, revistas e redes de TV. Suas reportagens servem de munição para ambos os lados.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: