quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Portas abertas
Na véspera do desembarque do PSB do governo, Dilma Rousseff conversou com o ex-presidente Lula depois que a decisão foi confirmada por Cid Gomes (PSB-CE), contrário ao rompimento. Lula e Dilma combinaram que, quando discursarem publicamente sobre o assunto, adotarão tom de não atacar, mas sim destacar o apoio do PSB ao PT desde 1989. Os petistas acreditam que Lula ainda pode convencer Campos a não disputar a presidência ou, pelo menos, se afastar do campo da oposição.

Quem vem? Dilma quer discutir com Michel Temer a sucessão nas pastas ocupadas por aliados de Campos. Até ontem à noite, não havia sido definida a data de saída dos pessebistas do governo. A tendência do Planalto era favorecer a bancada do PMDB no Senado na substituição.

Cada um O Planalto não quer que a saída do PSB deflagre outras trocas, como a de Manoel Dias no Ministério do Trabalho, pasta que foi alvo de operação da Polícia Federal. Dilma destacou Gleisi Hoffmann para dar declarações a favor da permanência do PDT no primeiro escalão.

Recíproco Reservadamente, petistas admitem que terão que entregar seus postos no governo do PSB em Pernambuco, mesmo que não migrem para a oposição. Eles dizem que Campos emparedou o partido ao rechaçar o "fisiologismo" dos cargos.

Baixinho 1 Deve acontecer na próxima terça-feira, às 14h, em Brasília, a filiação de Romário ao PR. Embora a sigla não confirme, um acerto foi feito em reunião que terminou na madrugada de ontem.

Baixinho 2 O PR quer lançar Romário ao Senado no Rio. Ele aparece em primeiro lugar em uma pesquisa encomendada pela sigla.

Onde está... Além do rio São Francisco, Aécio Neves vai aparecer em uma feira em Campina Grande, na Central do Brasil, no Rio, e com produtores rurais de Mato Grosso no programa do PSDB que vai ao ar hoje em rede nacional.

... Wally? A intenção com a diversidade de locações é transmitir a ideia de que o partido está deixando de ser "encastelado" e percorrendo o país. O tom será de conversa, como no programa do primeiro semestre.

Murchou De um interlocutor do Judiciário sobre o sorteio que definiu Luiz Fux relator dos embargos infringentes no mensalão: "Jogaram água no chope dos réus".

Algoz Fux é visto com raiva por José Dirceu e outros petistas, pois entenderam que o ministro os absolveria quando disse que "mataria no peito" o processo, durante campanha pela vaga no STF. Fux foi um dos ministros mais duros no mensalão.

Tá vendo? Questionado sobre as críticas que recebeu de colegas por ter antecipado a apresentação do embargo infringente, admitido ontem, Arnaldo Malheiros, advogado de Delúbio Soares, diz: "O resultado fala por si só".

Para todos Caso o STF fixe prazo para que o processo seja devolvido ao plenário, ministros já se organizam para propor que também seja estabelecido cronograma para todas as ações penais na corte. Para um integrante do tribunal, "não pode haver rito de exceção".

Soletrando Alvo de pressão por ser o responsável pelo desempate da discussão sobre os embargos, Celso de Mello escandiu as sílabas das palavras de seu voto várias vezes, caprichando no tom didático da explanação.

Visita à Folha Ronaldo Iabrudi, diretor do Grupo Casino Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com Marcelo Aguiar e Leandro Modé, assessores de imprensa.

Tiroteio
"Após se aliar a Bornhausen, posar para fotos com Aécio e criticar o governo, não restava opção a Campos senão entregar os cargos."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), vice-presidente da Câmara, sobre a decisão de Eduardo Campos (PSB) de desembarcar do governo federal.

Contraponto
Vai indo que eu não vou
O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS), havia acabado de depositar na urna sua cédula de votação sobre os vetos presidenciais, quando avistou o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), no plenário da Casa. Ao cumprimentar o colega, Beto disparou, brincando com o peemedebista:
--Eduardo, estou entregando os cargos no governo amanhã! Dá uma olhada lá.
O líder do PMDB, aos risos, respondeu:
--Estou pensando em entregar os meus também!
Os dois caíram na gargalhada.

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: