terça-feira, 10 de setembro de 2013

Panorama político – Ilimar Franco

A batalha de Libra
O governo organiza urna força tarefa jurídica para cassar iniciativa, de juízes ou procuradores, que tente impedir o leilão do campo de petróleo de libra. Os ministros Edison Lobão e Gleisi Hoifmann se reuniram ontem com o advogado da União, Luis Adams, no Gabinete de Segurança Institucional. O governo não suspenderá o leilão, que trará investimentos e ânimo à economia do país, mesmo com a espionagem da NSA e as críticas de privatização.rn
Não será a primeira vez
Uma batalha jurídica em torno de Libra não é novidade. No governo Lula, a disputa foi na Usina de Belo Monte. No de FH, houve uma guerra de liminares para garantir os leilões de privatização da Vale do Rio Doce e do serviço de telefonia.

A "faturadinha"
Irritação na Câmara com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Esse reclama que projetos importantes aprovados no Senado estão parados na Câmara. O presidente Henrique Aves (PMDB-RN) reage: "É desinformação. Quem acompanha sabe que desde 8 de agosto a pauta da Câmara está trancada e assim ficará até que o novo Código de Mineração seja votado" A pauta deve ficar trancada até outubro, porque o governo pediu urgência constitucional para o Código. Por isso, os líderes na Câmara ironizam, dizendo que é mais conveniente para Renan atacar a Casa do que criticar o Executivo que, com a urgência, é quem de fato os impede de votar projetos de lei.

"0 Senado devolve as MPs que não chegam lá sete dias antes da data-limite. Anuncio que a Câmara não votará mais MPs que não cheguem aqui 15 dias antes do prazo"
Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara (PMDB-RN), sobre a MP 615 ter chegado dia 4 na Casa

Na mesma sintonia
Para dobrar o PMDB paulista, o candidato do partido ao governo, Paulo Skaf (na foto), chamou os deputados estaduais para uma conversa hoje. Um deles, o presidente regional do partido, Baleia Rossi, estaria sonhando com a vice do governador Geraldo Ackmin (PSDB). O PMDB nacional quer candidatura própria.

Risco Marina
A presidenciável Marina Silva foi pauta de recente reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária. Os ruralistas estão apavorados. Acham que ela pode causar "um apagão" na produção agrícola e vão trabalhar contra sua candidatura.

Em busca dos emergentes
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, inicia hoje ofensiva para se apresentar à nova classe média, cerca de 100 milhões de eleitores, às mulheres e aos jovens. Estes não têm impressão definida sobre o tucano. O PSDB terá um programa nacional na TV dia 19 e inserções em setembro.

Toque de reunir
Para aprovar a PEC da Música, baixam hoje no Senado Fagner, Dudu Nobre, Margareth Menezes e Sandra de Sá, entre outros. Eles reivindicam imunidade tributária para a produção musical e isenção de impostos para o comércio na internet.

Marcando em cima
Raí, Ana Moser e Lars Grael integram comitiva de 50 atletas que desembarca hoje à tarde na Câmara para pedir a aprovação de emenda à MP 620, que estabelece critérios rígidos para a concessão de anistia aos clubes esportivos.

a CHEFE DA POLÍCIA civiL, delegada Martha Rocha, registra que não usa a expressão "setembro vermelho" para se referir aos recentes protestos.

Com Simone Iglesias, sucursais e correspondentes

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: