terça-feira, 17 de setembro de 2013

Panorama Politico - Ilimar Franco

Olho na Copa
A realização da Copa, em ano de sucessão presidencial, preocupa o Planalto. Por isso, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) teve conversas com a presidente Dilma e com o ex-presidente Lula. Ambos gostariam que Aldo ficasse no ministério até a Copa. Se disser sim, o ministro terá de abrir mão de disputar novo mandato para a Câmara.

Terreno na lua
A despeito do que cantam em prosa e verso líderes envolvidos na criação de partidos, como o Solidariedade, há muito ceticismo quanto à capacidade das novas legendas na reeleição de deputados que venham a se filiar. Os caciques de outros partidos dizem que as novas siglas não têm estrutura para oferecer, como uma nominata de prefeitos e de vereadores com mandato. Sobre a Rede, dizem que esse partido ainda tem o charme de Marina Silva. Mas no caso do Solidariedade, mesmo que a central sindical (Força Sindical) seja colocada à disposição dos seus deputados, avaliam que não será simples atingir o quociente eleitoral nos 26 estados e no DF.

Luz amarela
O Planalto está acompanhando com atenção os desdobramentos da crise no Ministério do Trabalho. Teme que entidades assistenciais defendidas pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) venham a ser envolvidas.

O roteiro
No passeio de moto que fez por Brasília na garupa do secretário-executivo Carlos Gabas (Ministério da Previdência), a presidente Dilma percorreu cinco pontos turísticos: saiu do Palácio da Alvorada, passou pelo Planalto, foi até o Congresso, passou na frente do STF e foi até a Ponte JK, no Lago Sul. Depois, voltou para a residência oficial.

Queda de braço
O governo não quer retirar a urgência do Código de Mineração. Teme que a Câmara aprove o piso dos agentes comunitários de Saúde. E quer provar que MPs não são maléficas como alegam aliados, que pediram para priorizar projetos de lei.

Queremismo
Os moradores de São Borja (RS) estão se organizando contra a saída do corpo de João Goulart do cemitério local para Brasília. Temem que não volte. Familiares de Jango estão articulando a construção de memorial na capital federal. Querem garantias de que o corpo do ex-presidente voltará ao local onde também estão enterrados Getulio Vargas e Leonel Brizola.

Lobby estatal
Senadores estão escandalizados com o lobby praticado pela EBC para que o Senado restabeleça contrato para fornecimento de clipping diário de notícias. O custo era de R$ 1,2 milhão ao mês e foi suspenso por ato da Mesa.

Por dentro
A presidente Dilma anda lendo tudo o que vê pela frente sobre segurança e privacidade na internet. Encomendou livros e estudos de universidades brasileiras e estrangeiras sobre o assunto. Quer absoluto conhecimento de causa.

"Tenho a honra de ser do PDT, mas não tenho qualquer compromisso em passar panos quentes na responsabilidade de quem quer que seja"
Pedro Taques
Senador, sobre as irregularidades no Ministério do Trabalho, dirigido pelos trabalhistas

A executiva Nacional do PDT se reúne amanhã em Brasília. Há trabalhistas defendendo que o partido entregue os cargos no governo.

Com Simone Iglesias, sucursais e correspondentes

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: