quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PSB de Campos intervém no Rio

Alexandre Cardoso, aliado de Dilma, é afastado do comando regional do partido.

PSB intervém no Rio e afasta Cardoso, aliado de Dilma

Prefeito de Duque de Caxias foi acusado de militar para o PMDB

Fernanda Krakovics, Juliana Castro e Cássio Bruno

-Brasília e Rio- A Executiva Nacional do PSB abriu ontem processo de intervenção no diretório regional do Rio e afastou seu presidente, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso. Ele é contra a pré-candidatura do presidente da sigla, governador Eduardo Campos (PE), à Presidência da República, e defende a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Formalmente, Cardoso foi acusado de encaminhar para o PMDB quadros interessados em se filiar ao PSB.

— Estava havendo trabalho de militantes de nosso partido em favor de outros partidos, o que é um absurdo. Havia um trabalho de esvaziamento de nossa legenda no Rio. Deputados federais e prefeitos acusam a direção do Rio de estar desviando filiados para o PMDB — afirmou Campos, após a reunião da Executiva Nacional.

Depois de saber da decisão da direção nacional, Cardoso afirmou que, caso a intervenção se concretize, todos os deputados estaduais, seis dos oito prefeitos e dois vereadores da capital fluminense deixariam o partido:

— É uma intervenção arbitrária e só acontece porque eles sabem que temos maioria no diretório e que vamos apoiar a Dilma. Se a intervenção se concretizar, vamos tomar as medidas para garantir o nosso espaço, seja na Justiça, seja a decisão de, juntos, tomar o caminho de sair do partido.

A representação contra o prefeito foi protocolada pelo deputado federal Gláuber Braga (PSB-RJ) e pelo prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo A Executiva também encaminhou pedido de abertura de processo disciplinar contra Cardoso à Comissão de Ética do partido, apresentado pelo secretário nacional sindical do PSB, Joílson Cardoso. Se o pedido for aceito, a punição pode ir de uma advertência à expulsão.


O ex-presidente do diretório do Rio já está de maias prontas para sair do PSB. Cardoso já procurou o PT para negociar sua filiação, más há resistência entre os petistas. Isso porque o prefeito de Duque de Caxias levaria com ele três deputados estaduais, e os petistas temem perder as vagas para o grupo de Cardoso nas eleições do ano que vem.

Para fazer a intervenção no Rio, integrantes do PSB citam como exemplo o caso do deputado Hugo Leal (PSC-RJ). Ele chegou a negociar sua filiação ao partido, mas teria sido desestimulado por Cardoso. Leal então abriu negociação para entrar no PMDB.

— Ele estava agindo como um laranja do governador Sérgio Cabral, encaminhando pessoas do PSB para o PMDB — disse Gláuber Braga.

Cardoso se defendeu da acusação:

— Conversei com o Hügo Legal e disse que tínhamos a maioria, e o levei para falar com o Cabral. Mas com a decisão do Eduardo Campos de entregar os cargos do governo Dilma, voltou a apreensão em relação à intervenção.

A Executiva Nacional nomeará uma comissão provisória para comandar o diretório do Rio. E há uma reunião do Diretório Nacional convocada para o dia 16 para Cardoso apresentar sua defesa, caso ainda esteja no PSB.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: