quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Rede registra número mínimo de diretórios estaduais

Folhapress

SÃO PAULO - O Rede Sustentabilidade conseguiu, nesta quarta-feira, 4, o registro de seu nono diretório estadual, no Amapá. A oficialização dos órgãos partidários em ao menos nove Estados é uma das exigências para que o grupo consiga obter o registro de partido político.

Agora, resta à Rede cumprir a segunda exigência da legislação: apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral 492 mil assinaturas de apoio validadas por cartórios eleitorais.

Até o início da semana, o Rede já tinha conseguido validar 330 mil fichas de apoio. Outras 205 mil aguardavam análise de cartórios, segundo o partido. O grupo tem se queixado de que a Justiça Eleitoral não analisa as assinaturas dentro do prazo legal, de 15 dias.

Na terça-feira, 3, o grupo conseguiu seu registro em Goiás. Também foram certificados órgãos em Santa Catarina, Tocantins, Piauí Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul.

O Rede é o partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar e pelo qual pode concorrer à Presidência em 2014.

Como a legislação eleitoral exige que os candidatos estejam filiados ao partido ao menos um ano antes da disputa, o grupo precisa obter seu registro até o início de outubro para que ela possa se lançar ao Planalto.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: