domingo, 13 de outubro de 2013

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo

Professores e mascarados
Terça-feira é Dia do Professor, categoria sofrida, que protagoniza uma das mais longas greves do país no Rio de Janeiro. O movimento obteve grande adesão de estudantes e da oposição ao prefeito Eduardo Paes (PMDB). Parecia já derrotado, porém, ganhou novo fôlego com a decisão da juíza Roseli Nalin, da 5ª Vara da Fazenda Pública do Rio, que suspendeu a sessão plenária da Câmara dos Vereadores que aprovou a proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), o real motivo da greve.
» » »
A Lei 442/2013, sancionada pelo prefeito do Rio, está suspensa. Havia sido aprovada em 1º de outubro, em reunião extraordinária, enquanto do lado de fora da Câmara professores e soldados da Polícia Militar entravam em confronto. Os manifestantes foram impedidos de entrar no Palácio Pedro Ernesto para assistir à sessão de votação do plano na base das bombas de efeito moral e do spray de pimenta. Assim, a greve dos professores virou um caso de polícia.
» » »
O episódio motivou uma passeata de 50 mil professores na célebre Avenida Rio Branco, que transcorreu pacificamente da Candelária à Cinelândia. Foi, então, que entraram em cena os black blocs: os mascarados tentaram invadir a Câmara Municipal e enfrentaram a PM. Houve muito gás lacrimogêneo e atos de vandalismo. É provável que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro casse a decisão da juíza, a pedido de Eduardo Paes. A greve, porém, continua.

Cadeia
Ser black bloc virou status entre os secundaristas cariocas. Mas, quem for flagrado praticando atos de vandalismo pode pegar até oito anos de prisão. Na sexta-feira, a Polícia Civil fez uma operação de busca e apreensão nas residências dos líderes do grupo Black Bloc. Seis pessoas foram detidas, suspeitas de atos de vandalismo. Depois de autuados, acabaram liberados.

Massa falida
De acordo com informações do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), a extinta Vasp lidera a lista dos 100 maiores devedores da Justiça do Trabalho. A empresa deve R$ 1,5 bilhão a aeronautas e aeroviários e responde a 4.833 processos.

Tensão
Apesar do jogo combinado entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), e Marina Silva, que se filiou ao PSB, o clima continua tenso nos bastidores da legenda. Marina tem reiterado que Campos é o candidato a presidente, mas, nos estados, há pouca afinidade entre os candidatos apoiados pelo PSB e a turma da Rede Sustentabilidade. A Rede ainda não digeriu o acordo.

Azarão
Pesquisa de intenção de votos, feita de 6 a 12 de agosto pelo Instituto Gerp, apontou o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, do PRB, como o preferido dos eleitores fluminenses, com 23% de intenções de votos. Anthony Garotinho (PR) está em segundo, com 12,8%. Na sequência, embolados, surgem o petista Lindbergh Farias, com 7,9%; Cesar Maia (DEM), com 7,5%; e o vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 6,1%.

Refugiados
Segundo o Conselho Nacional de Refugiados (Conare), o Brasil abriga oficialmente cerca de 4,4 mil pessoas nessa condição, de 79 nacionalidades, sendo 12% crianças e adolescentes. Atualmente, os refugiados que mais se deslocam para o Brasil são de Angola (1.060 mil pessoas), da Colômbia (738), da República Democrática do Congo (570), da Libéria (211) e da Síria (138).

Tangueria/ O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja amanhã para Buenos Aires, onde participará do Primeiro Fórum de Responsabilidade Social da Argentina. Na terça, dividirá uma mesa de debates com o ex-presidente espanhol Felipe González e os economistas Amartya Sen, da Índia, e Bernardo Kliksberg,
da Argentina.

Energia/ Presidentes e diretores da área ambiental de algumas das maiores empresas do país desembarcam em Brasília, na próxima quinta-feira, para evento com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Vão participar do 1º Encontro do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase) e conhecer proposta para aperfeiçoar o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração e de transmissão de energia.

Biografias/ A censura a biografias no Brasil teve ampla repercussão na Feira do Livro de Frankfurt, pois os escritores brasileiros botaram a boca no trombone, a ponto de constrangerem o vice-presidente, Michel Temer, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Na sexta-feira, o jornalista e escritor Ruy Castro repetiu as críticas. Ele é autor de uma biografia de Mané Garrincha, cuja edição foi proibida a pedido da família do jogador.

Parada gay/ Hoje é dia da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, que reúne lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na Avenida Atlântica. Mascarados violentos não foram convidados.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: