quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Campos diz que debate sobre o país não será transformado em 'ringue'

PSB deve evitar oposição sistemática ao governo no Congresso

Ranier Bragon

BRASÍLIA - Apesar do tom crítico que Eduardo Campos e Marina Silva têm adotado em relação ao governo de Dilma Rousseff, o governador de Pernambuco disse ontem que não pretende transformar a corrida à Presidência num "ringue".

Doze dias depois de selar a aliança com a ex-senadora, Campos teve o quarto encontro com Marina, desta vez em Brasília, na sede do PSB.

"Não vamos fazer do debate do Brasil um ringue. Não é o meu nem o jeito de Marina de fazer política", afirmou Campos após a reunião.

Nos últimos dias, os dois têm elevado o tom das críticas à condução econômica do governo, o que levou Dilma a responder aos ataques.

Na reunião de ontem, feita a portas fechadas, Marina e Campos fizeram discurso com prognósticos sobre o que os esperam daqui em diante.

Segundo relatos, o governador de Pernambuco disse que já estão sendo lançadas "cascas de banana" na tentativa de minar a aliança. Marina teria citado como uma das supostas tentativas de desestabilização a avaliação de que ela estaria tentando "tomar o lugar" de Campos na cabeça de chapa à Presidência.

Marina tem 29% das intenções de voto em seu melhor cenário, segundo o Datafolha, contra 15% do governador. Apesar disso, o PSB diz que o candidato será Campos.

Ainda no encontro, Marina afirmou aos integrantes do PSB e da Rede que a coalizão não pode ser "cúmplice" de aliados de Dilma que pretendem negociar o apoio a ela em troca da ampliação do espaço e de benefícios na Esplanada dos Ministérios.

A orientação é que o PSB não assuma papel de oposição ao governo no Congresso, o que Campos confirmou.

Em entrevista, ele disse que a ordem é que os dois partidos "pulem fora do jogo bruto que muitas vezes aliados fazem com o governo".

Correligionários de Marina também disseram que a polarização entre Dilma e Marina os fortalece.

"Nossa expectativa era a de que a Dilma tentasse polarizar ao máximo com o Aécio [Neves, do PSDB], que é o que a fortalece. Polarizar com a Marina só nos fortalece", afirmou o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ).

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: