quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Marina fora do ar: A culpa é do novato

TV Brasil não passa "Roda Viva" com ex-ministra e fala em "falha humana" na hora da transmissão

Tânia Monteiro e Igor Giannasi

A TV Brasil, canal estatal do governo federal, não retransmitiu ao vivo a participação da ex-ministra Marina Silva no "Roda Viva", da TV Cultura, na noite de anteontem. A justificativa: um problema técnico de polarização de sinal causado por falha humana.

Essa falha, disseram os assessores da estatal federal, foi causada por um funcionário novo que estava no posto de trabalho no Rio de Janeiro, de onde o material da Cultura, TV estatal paulista, seria retransmitido.

Os assessores da TV Brasil disseram que esse novato "não conseguiu sincronizar o sinal que chegava de São Paulo". Quando o técnico mais antigo, conhecedor do procedimento, chegou, já haviam se passado 15 minutos do início do programa com Marina. A direção da TV Brasil decidiu, então, reprisar um programa antigo, com o artista e escritor Nuno Ramos.

Quando as queixas começaram a surgir, no intervalo da entrevista de Nuno Ramos, a TV Brasil exibiu um comunicado explicando que, "por problemas técnicos", a emissora estava "impossibilitada de exibir o programa Roda Viva" ao vivo. Informava também que a entrevista com a entrevista da ex-ministra de Lula, hoje opositora do governo federal, seria apresentada no dia seguinte, no mesmo horário, "na íntegra".

Autonomia. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disse que foram informados de que "houve um problema técnico na TV Brasil", mas sugeriram que a reportagem procurasse a própria emissora para obter os esclarecimentos. "Lembramos que a TV Brasil é uma empresa pública e goza de autonomia legal, estando vinculada mas não subordinada à Secom. Esclarecemos ainda que o Conselho de Administração da EBC não tem atribuições na gestão da programação da TV Brasil". Em nota oficial a TV Brasil esclareceu que "uma falha na recepção do sinal enviado pela TV Cultura para a TV Brasil no Rio de Janeiro impossibilitou a transmissão do programa" "Roda Viva".

A nota diz ainda que "houve problema no acionamento do código que faz o alinhamento do sinal" e "assim que tudo foi resolvido, 17 minutos depois do início do programa, a diretoria de conteúdo e programação da emissora tomou a decisão de exibi-lo na íntegra hoje (ontem)".

Primeira vez. A assessoria de imprensa da TV Cultura informou que o sinal do programa foi transmitido normalmente. Foi a primeira vez, disse a assessoria, que uma ocorrência como essa foi registrada na transmissão do "Roda Viva".

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: