quinta-feira, 24 de outubro de 2013

'Na batalha', Serra cola em maratona de Aécio por cidades do interior de SP

Ex-governador aparece de surpresa em congresso que integra 'imersão paulista' de senador

Em discurso a prefeitos, tucano critica vitrine de Dilma na saúde e diz que seu futuro só será decidido em 2014

Marina Dias, Felipe Amorim

SÃO PAULO, OLÍMPIA (SP) - O ex-governador José Serra deflagrou ontem estratégia de colar sua agenda na do senador Aécio Neves (MG), favorito para disputar a Presidência em 2014 pelo PSDB.

Serra se antecipou ao rival mineiro e apareceu, de última hora, em evento com prefeitos do interior paulista. O mesmo encontro fará parte, amanhã, de uma ofensiva de Aécio para ganhar terreno no eleitorado de São Paulo.

O mineiro fará o encerramento do 7º Congresso de Prefeitos do Noroeste Paulista, na cidade de Olímpia (SP).

Aécio e seus aliados foram surpreendidos com a presença do ex-governador na abertura do evento. Serra confirmou a ida na véspera e sua palestra não constava na programação inicial.

Nas palavras de um interlocutor, Serra deverá adotar uma espécie de marcação "homem a homem" no senador. O objetivo, de acordo com serristas, é construir um discurso alternativo ao de Aécio dentro do partido.

"Serra também é pré-candidato do PSDB e qualquer espaço que tiver, ele vai preencher", afirmou o deputado federal Vaz de Lima (SP), aliado do ex-governador.

Serra informou somente anteontem ao prefeito de Olímpia e presidente da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), Eugênio Zuliani (DEM), que faria a abertura da reunião.

Zuliani disse à Folha que o convite foi feito "há alguns meses", mas que Serra não havia respondido até então.

O congresso, que é promovido pela associação presidida pelo prefeito, foi aberto por Serra em um discurso crítico ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), com quem o tucano disputou o Planalto na eleição de 2010.

Apesar de evitar declarações sobre uma eventual candidatura à Presidência e dizer que não houve motivo para visita ao congresso em data diferente da de Aécio, Serra afirmou que estará "na batalha" em 2014.

"O futuro não está definido. O que está definido é que vou estar na batalha", disse.

Em discurso de quase meia hora, Serra criticou as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), uma das bandeiras do governo Dilma.

"[O PT] Faz coisas que não são bem feitas, e são mais para criar um impacto de opinião pública", afirmou o ex-ministro da pasta na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Roteiro

Serra chegou a Olímpia no início da tarde e, em seguida, foi a São José do Rio Preto para encontro com a prefeita em exercício, Ivani Vaz de Lima (PSDB), mulher do deputado federal aliado de Serra.

Antes de seguir para Rio Preto, o ex-governador paulista deu entrevistas a emissoras de TV e chegou a dizer que pretendia visitar o mercado municipal, que, segundo ele, daria "muita sorte".

Esse será também o roteiro de Aécio na sexta. No sábado, o mineiro visitará outros municípios do Estado.

O comunicado sobre a visita de Serra chegou a Ivani na noite de anteontem, quando uma assessora do tucano telefonou e acertou a agenda.

Hoje, José Serra volta a participar de compromissos típicos de candidato em Salvador (BA).

Fará uma palestra na sede da Associação Baiana dos Supermercados. Em seguida, participará de jantar na casa do correligionário João Gualberto, um dos nomes do PSDB para o governo baiano.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: