sábado, 5 de outubro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Consenso progressivo
Mesmo os "sonháticos" mais refratários, a princípio, à ida de Marina Silva para outro partido já esgrimiam ontem argumentos favoráveis a que ela dispute a eleição presidencial. As principais razões são a "vontade popular" e a necessidade de reagir à suposta ação "truculenta" do governo e do PT para barrar a candidatura da ex-senadora. Aliados de Marina citavam até enquetes de sites como demonstração de que a maioria dos brasileiros quer que ela seja candidata mesmo sem a Rede.

Sinais... Na quarta-feira, véspera da rejeição da Rede pelo TSE, Miro Teixeira (PDT-RJ) fez um apelo para que Marina discutisse um plano B, para evitar que uma eventual mudança de rumos fosse feita no último minuto.

... trocados Ela recusou e seus aliados passaram a acreditar que ela não seria candidata por outra legenda.

Antigrampo Marina hibernou antes da entrevista de ontem à tarde. Diante do silêncio sepulcral de seus aliados, políticos brincavam que a agência norte-americana NSA terá dificuldade de espionar o governo caso a ex-senadora seja eleita.

Carona Se a ida dos marineiros para o PPS se concretizar, auxiliares de Geraldo Alckmin (PSDB) darão peso especial à permanência da sigla no palanque do governador tucano. Acreditam que o partido se fortalecerá nacionalmente e nos Estados.

Novilíngua Petistas entusiastas da ideia de que Maurílio Biagi Filho, recém-filiado ao PR, seja o vice de Alexandre Padilha ao governo paulista o descrevem como um "usineiro progressista", pela ligação histórica com Antonio Palocci e por ter votado em Lula em 2002.

De improviso Na reta final do prazo de filiação partidária, o pagodeiro e ex-presidiário Belo mudou de ideia: de malas prontas para o DEM, aceitou convite e seu filiou ao PTB de Campos Machado.

Passou Após questionamentos jurídicos, o governo de São Paulo publicou nesta semana o resultado da licitação vencida pela Técnica Construções, subsidiária da Delta, de Fernando Cavendish. A empresa deve assinar contratos de R$ 54,6 milhões para realizar obras na SP-304.

Mobilidade 1 Em reunião em Brasília na segunda-feira, Dilma disse a Fernando Haddad (PT) que vai estudar a proposta de repassar aos municípios a Cide, tributo sobre a gasolina, para financiar a redução de tarifas de ônibus. A presidente se convenceu de que a medida não é inflacionária.

Mobilidade 2 Haddad decidiu que vai incluir em sua rotina a ida de ônibus para o trabalho algumas vezes por semana, apesar das restrições impostas pela assessoria militar do município.

Como assim? Advogados se queixam de que um dos inquéritos da Operação Miqueias, da Polícia Federal, foi enviado pela 8ª Vara Criminal de Brasília ao Ministério Público, e não ao Supremo Tribunal Federal, apesar de citar dois deputados, que têm prerrogativa de foro.

Na mira Por conta disso, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que defende o doleiro Fayed Traboulsi, entrou ontem com uma reclamação no STF. Os parlamentares citados no inquérito são Fernando Torres (PSD-BA) e Taumaturgo Lima (PT-AC). Ninguém foi localizado nos gabinetes para comentar a investigação.

Embargo O ministro do STF Teori Zavascki não conseguiu se reeleger conselheiro do Grêmio no último fim de semana. Os votos em sua chapa não foram suficientes para superar uma "cláusula de barreira" da disputa.

Tiroteio

"Esse processo mostra que quem não está apto a coletar 500 mil assinaturas válidas para criar uma sigla não pode governar o Brasil."

DO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA, ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre a derrota da presidenciável Marina Silva no TSE, que não concedeu registro à Rede.

Contraponto

Haja maquiagem

Depois de varar a madrugada em reunião com seus apoiadores sobre seu futuro político, Marina Silva marcou para a tarde de ontem a entrevista em que, supostamente, anunciaria sua decisão.

O horário previsto inicialmente foi adiado e, ainda assim, a entrevista começou atrasada.

Quando a ex-senadora tomou lugar à mesa, cinegrafistas e fotógrafos se postaram imediatamente à sua frente.

--Câmeras tão perto é brincadeira! --reagiu Marina, rindo, para em seguida emendar:

--Depois da minha tentativa de disfarçar as olheiras...

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: