quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Efeito colateral
Parlamentares pressionam o comando do PDT a desembarcar do governo e da coligação reeleitoral de Dilma Rousseff em 2014. O deputado Vieira da Cunha (RS) e o senador Pedro Taques (MT) integram o grupo que tenta convencer Carlos Lupi a discutir a saída do governo em reunião ampliada no fim do mês. O PDT tem o Ministério do Trabalho desde 2007, e manteve a pasta mesmo diante de denúncias de irregularidades. Uma ala do partido quer apoiar Eduardo Campos (PSB).

Pé do ouvido A expectativa no Planalto é que Lula, que estará em Brasília amanhã para o encerramento de conferência da OIT sobre trabalho infantil, se reúna com Dilma para discutir as mudanças no cenário eleitoral.

Ataque O ex-presidente e Rui Falcão estiveram ontem com dirigentes do PT de Pernambuco. A sigla foi liberada para entregar os cargos no governo Campos e antecipar a definição do palanque pró-Dilma. O nome mais provável para o governo é o do senador Armando Monteiro (PTB).

Retranca Amanhã será a vez de o PT discutir o caso do Rio. Aliados de Lindbergh Farias defendem deixar já o governo Sérgio Cabral (PMDB), mas a direção nacional prefere adiar essa decisão.

De volta O sociólogo Pedro Piccolo, que havia sido afastado da Rede depois de ser flagrado segurando uma barra de ferro na tentativa de invasão do prédio do Itamaraty, em junho, voltou à cúpula do grupo. Ele participou ontem de reunião com o PSB.

Saudade Campos e Marina se reunirão em São Paulo amanhã. Será o primeiro encontro depois da aliança.

Tribo O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse para Ronaldo Caiado (DEM-GO), em tom de brincadeira, após o deputado ruralista dizer que pode apoiar Campos mesmo com Marina na chapa, que estava pensando em entregar a Funai a ele.

Tabu 1 Em vídeo divulgado em portal do PSDB, Aécio faz uma defesa aberta das privatizações da gestão FHC. "O governo federal demonizou as parcerias com o setor privado. Hoje, quem quer voltar ao passado? Nem eles."

Tabu 2 Segundo o pré-candidato tucano, os petistas "demoraram dez anos para compreender que têm que trazer o setor privado para ajudar a investir". "O governo sozinho não dá conta."

Vou de... Antes relutante, Dilma topou ir hoje ao sindicato dos taxistas em Brasília para comemorar a sanção presidencial da permissão para que taxistas repassem a exploração da licença a parentes em caso de morte.

... táxi A presidente havia vetado o mesmo projeto duas vezes, mas o Planalto prometeu sancionar a matéria após o texto ter sido negociado. Ela aceitou ir ao evento após lobby de Gim Argello (PTB-DF), defensor da causa.

Mudou A Fundac, que opera a TV da Assembleia de São Paulo e havia sido desclassificada na nova licitação, obteve liminar e está em primeiro lugar na disputa. Sua proposta é de quase R$ 1 milhão por ano a menos que a da segunda colocada.

Reação A deputada estadual governista Vanessa Damo (PMDB-SP) acusa a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de manobra "canalha" para barrar a CPI da Eletropaulo. Ela diz que o PSDB quer impedir investigações em contratos com a Siemens, pivô de denúncias no setor de trens.

Parto A criação de força-tarefa em São Paulo para apurar atos de vandalismo em protestos estava em gestação havia mais de um mês. O Ministério Público resistia, e o Judiciário não aderiu.

Tiroteio

"Teremos um debate morno na eleição, com um candidato passando a mão na cabeça do outro. Aécio não tem perfil de contestação."

DO SENADOR ALVARO DIAS (PSDB-PR), sobre as características dos candidatos à Presidência e a necessidade da oposição de confrontar o governo federal.

Contraponto

Médico linha dura

Em visita a um hospital na semana passada, o secretário de Saúde paulista David Uip foi abordado por uma paciente que se queixava de demora no atendimento. O chefe da pasta decidiu que ele mesmo atenderia a moça, que tinha febre e dor de cabeça.

Após examiná-la em um consultório, Uip constatou que o caso era simples e receitou a medicação indicada.

--Preciso de um atestado médico --disse a moça, que havia faltado ao trabalho para ir ao hospital.

--Você não precisa de repouso e nem de atestado. Pode voltar ao trabalho! --respondeu o secretário.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: