quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Brasília-DF - Denise Rothenburg

Objeto do desejo
Toda reforma ministerial tem aquele cargo que vira motivo de cobiça entre diversos partidos. Desta vez, a vedete é a Secretaria Especial de Portos. Não que seja o mais vistoso do portfólio do primeiro escalão, mas é aquele que tem uma gama enorme de negócios pela frente. Em jogo, pelo menos R$ 6 bilhões. Estão no páreo, o PP de Ciro Nogueira, o Pros do ex-deputado Ciro Gomes, o PMDB e, até, o PT, que deseja colocar uma bandeira no setor. Dilma Rousseff ainda não arbitrou a disputa.

O Pros tem até nome para o cargo, o ex-deputado Bismark Maia. Mas há uma cadeira que pode mudar essa indicação: a do ministro da Saúde. Se houver uma réstia de chance para emplacar alguém fora do PT ali, o Pros indicará Ciro. Por ironia, o posto que Fernando Henrique ofereceu a ele em dezembro de 1994 e que o ex-ministro recusou.

Minha casa...
Pesquisa do Ipea deu ao governo o tom de satisfação do brasileiro com o Minha Casa, Minha vida. Numa escala de 0 a 10, os beneficiários atribuíram nota 8,8 à moradia adquirida por intermédio do programa. Os detalhes serão apresentados hoje pelo presidente do Ipea e ministro de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri.

...Minha eleição
A pesquisa mostra ainda que a casa própria está diretamente associada à felicidade do brasileiro. Quem mora de aluguel tem uma satisfação com a vida em torno de 6,6 pontos. Quem tem a casa própria fica em 6,9. E, dizem os marqueteiros, quanto mais feliz, mais o brasileiro reelege seus governantes. Em 2010, foi esse um dos programas que alavancou a campanha presidencial petista, ao ponto de receber o apelido "Minha Casa, minha Dilma".

Agora vai
Os tucanos dão como certa a presença de José Serra na festa de segunda-feira para marcar os 30 anos da declaração de Poços de Caldas, o primeiro documento a levantar a campanha pelas eleições diretas, assinado por Tancredo Neves e Franco Montoro. Será a chance de apagar intrigas e notícias sobre brigas no PSDB.

Saudades I/ Ele pode até acabar preso em breve, mas os políticos se lembram com certa nostalgia do tempo em que José Dirceu era ministro da Casa Civil. Dizem que Gleisi Hoffmann só fala sobre a política paranaense, ao passo que Ideli Salvatti não tem carta branca da chefe para fechar acordos. O PT, entretanto, prefere virar essa página. Especialmente, agora, no epílogo do julgamento do mensalão.

Saudades II/ O nome do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (foto) é lembrado todos os dias tanto pelo mercado quanto pelos parlamentares como aquele que melhor conduziu a economia na era petista. É a mesma turma que fala cobras e lagartos de Guido Mantega.

Semana relâmpago/ No Congresso, o tempo é contado de forma diferente. Dia desses, numa reunião de líderes, alguém sugeriu deixar um projeto importante da Zona Franca de Manaus para votar na quarta-feira, e o líder do PMDB, Eduardo Cunha, saiu-se com esta: "Isso não vai funcionar. Você não percebeu que até a terça está quase virando quinta?"

Quem apareceu.../foi o ex-deputado José Borba. Estava ontem pela na liderança do PMDB na Câmara, brincando com ares de que nada aconteceria à tarde no STF.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: