terça-feira, 19 de novembro de 2013

FHC e Alckmin afagam Aécio

Pela primeira vez, candidatura de senador é apoiada publicamente por importantes líderes do PSDB

Isabella Lacerda

O senador e pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, recebeu ontem o primeiro apoio público à sua candidatura vindo de duas das principais lideranças do partido. Durante evento em Poços de Caldas, no Sul de Minas, que marcou a segunda edição da série de encontros “Conversa com os Mineiros”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defenderam o lançamento do nome de Aécio na disputa de 2014.

“É a esperança que nos traz hoje, Aécio, aqui a Minas, para dizer a você: percorra o Brasil, ouça o povo brasileiro, com a sua juventude, a sua experiência, sua competência para servir ao povo”, discursou Alckmin.

No mesmo tom, FHC afirmou que chegou o momento de Aécio “assumir a responsabilidade” e disse sentir no Brasil “um clima de mudança”. “O momento é seu. Hoje começa uma nova arrancada de esperança e essa arrancada tem nome, sobrenome e endereço”, garantiu.

O apoio dos dois tucanos a Aécio é significativo considerando, sobretudo, que ambos são aliados de José Serra. O ex-governador não compareceu ao encontro. Ao ser questionado sobre a ausência dele, FHC disse que a “unidade nunca pode ser total”, mas garantiu acreditar que “progressivamente ela será total”. Já Alckmin citou encontro que diz ter tido com Serra em São Paulo no domingo. “Tomamos um café e ele pediu para que trouxesse aqui o seu integral apoio à bandeira do federalismo”.

A tônica do evento em Poços, que ainda contou com a presença de oito governadores do PSDB, incluindo o de Minas, Antonio Anastasia, e quase 200 prefeitos paulistas e mineiros, foi o pacto federativo.

Aproveitando a comemoração dos 30 anos da Declaração de Poços de Caldas – movimento que deu início à Diretas Já liderado pelo avô de Aécio, Tancredo Neves –, os tucanos lançaram o documento Poços de Caldas + 30 Federação, que defende uma melhor distribuição de receitas da União a Estados e municípios. E, mais uma vez, as críticas de Aécio foram direcionadas à economia.

“O Brasil precisa voltar a ter um governo que conduza a economia com eficiência e coragem”. Segundo ele, o governo do PT faz um “governismo de cooptação que tomou conta do Brasil”. “O que nos une é a clareza da percepção de que muitas conquistas, como a estabilidade da economia estão em risco”, finalizou o senador.

Comparação. Discurso. Um dos objetivos do evento de ontem foi mostrar o papel de liderança que Aécio pode ter no movimento federalista, assim como teve seu avô Tancredo Neves na Diretas Já.
Para relacionar a imagem de Aécio a de seu avô foram usadas partes do discurso feito por Tancredo há 30 anos em Poços.

Artista. A cantora Fafá de Belém cantou o hino e fez homenagens aos tucanos.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: