sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Geopolítica da aliança
Em almoço ontem após a homenagem a João Goulart, Dilma Rousseff, Lula e Rui Falcão se debruçaram sobre os entraves à aliança com o PMDB em 2014: justamente os Estados dos principais caciques peemedebistas. O apoio do PT só está assegurado ao filho de Jader Barbalho, Helder, para o governo do Pará, e ao candidato da família Sarney no Maranhão. Há preocupação quanto ao impasse no Ceará e em Alagoas. No Rio, os dois partidos estão conformados em marchar separados.

Intensivão 1 Na quarta-feira, Dilma recebeu o governador Sérgio Cabral (RJ) e e seu vice, Luiz Fernando Pezão, para um jantar no Palácio da Alvorada. Eles levaram pesquisas mostrando crescimento do peemedebista.

Intensivão 2 Ontem, antes do almoço, Lula sentou-se ao lado de José Sarney (AP) no ato na Base Militar.

Ao vivo Nas primeiras filas no evento, os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) e os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Anthony Garotinho (PR-RJ) filmaram nos telefones celulares até o momento em que a viúva de Jango, Teresa Goulart, colocou flores sobre seu esquife.

Ordem unida A resolução que o PC do B deve aprovar em seu congresso, que acaba amanhã, cita como diretriz "assegurar a quarta vitória do povo", em referência ao apoio à reeleição de Dilma.

Puro sangue Grupo de cardeais do PSD se reuniu para discutir a sucessão paulista. O desenho mais provável é a repetição da chapa Gilberto Kassab e Alda Marco Antonio para o governo, com o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles como candidato ao Senado.

Distância Kassab foi convidado para participar do congresso do PC do B hoje de manhã. O prefeito Fernando Haddad (PT), em fase de rusgas com o antecessor, só deve aparecer no fim do dia.

Esta tarde... Três ministros do STF criticaram a condução de Joaquim Barbosa na confusa sessão que decidiu pelo início da execução das penas no mensalão.

... se improvisa A avaliação é que o presidente da corte não se preparou para a possibilidade de o pedido de Rodrigo Janot ser acatado, e deveria ter submetido antes ao plenário os casos pendentes sobre admissibilidade de embargos infringentes.

Laudo 1 A defesa do deputado José Genoino não apresentará, por ora, pedido de aplicação de regime mais brando de prisão devido a problemas de saúde, como fez Roberto Jefferson.

Laudo 2 O advogado do petista, Luiz Fernando Pacheco, disse que só tomará a decisão se receber orientação dos médicos de Genoino.

Guichê A Prefeitura de São Paulo já notificou quatro empreendimentos sob investigação para que apresentem comprovação de pagamento de ISS. As empresas terão de demonstrar que pagaram o tributo com desconto. O total de empreendimentos notificados deve chegar a 50.

À mesa Diante do impasse sobre a votação do Marco Civil da Internet, Dilma deve assumir pessoalmente a articulação com líderes da base aliada. Deputados afirmam que ainda não há data prevista para a discussão.

Culpa A troca de acusações entre Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Alves (PMDB-RN) sobre a responsabilidade pela demora na aprovação do voto aberto abalou a relação dos presidentes do Senado e da Câmara. A despeito da declaração de Alves de que a questão está superada, nos bastidores o clima é de discórdia.

Tiroteio
"O Brasil é um país de paradoxos: enquanto a estátua da Mônica é levada de camburão, mensaleiros descansam em praias da Bahia."

DO SENADOR ALVARO DIAS (PSDB-PR), sobre viagem de José Dirceu na véspera da sessão que acabou não definindo a data em que os condenados serão presos.

Contraponto
Capitanias hereditárias

Discursando em plenário sobre a proclamação da República, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) lembrou telegrama enviado de Goiás pelo bisavô de FHC, capitão Felicíssimo do Espírito Santo Cardoso, dizendo que "a República não serviu para nada, pois aqui, como antes, continuam mandando os Caiado", quando foi saudado pelo colega Amauri Teixeira (PT-BA):

--Nada como um historiador para relembrar a nossa marcha a ré pública!

--Ou, ao menos, a hereditariedade política. Seja pelos dotes intelectuais, seja pelos de terra... --concluiu.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: