sábado, 23 de novembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

À prova de balas
O Palácio do Planalto avalia que, ao admitir ter repassado à Polícia Federal documento com acusações contra o PSDB e outros partidos, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) agiu para blindar o Cade, ligado à sua pasta. O órgão negou ter recebido texto em que um ex-executivo da Siemens acusa tucanos e aliados de receber propina do cartel que agia em São Paulo. O governo paulista também vê ação do ministro para proteger o presidente do órgão, Vinícius Carvalho, ligado ao PT.

Raspando... O Palácio do Planalto credita a avidez das empresas no leilão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) ao fato de Odebrecht e CCR, que lideram os consórcios vencedores, terem perdido as licitações anteriores de terminais.

... o tacho Para o governo, as gigantes agiram para não ser excluídas do mercado. "Quem não entrasse agora ficaria fora dos top' de linha", diz o ministro Moreira Franco (Aviação Civil).

Modo avião Dilma Rousseff estava no avião presidencial, em voo para Fortaleza, quando o leilão foi encerrado. Ao pousar, telefonou para Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Gás Animado com o resultado dos aeroportos, o Planalto pretende realizar ainda este ano leilões de rodovias, após fracassos anteriores. Para isso, o Tribunal de Contas da União ainda precisará liberar os lotes a serem concedidos.

Dois pesos Chico Alencar (PSOL-RJ) requereu que o Ministério da Justiça informe quantos agentes da PF foram escalados para investigar violência em protestos e quantos para apurar crimes como extermínio em favelas.

Medidas O deputado quer saber ainda se o governo federal agiu em conjunto com as polícias estaduais para apurar esse tipo de crime.

Visitas à Folha Alexandre Amorim, administrador, e Diego Moreira e Luiz Ribas, economistas, vencedores do Prêmio Empreendedor Social de Futuro e do Prêmio Escolha do Leitor 2013, e as finalistas Regina Vidigal Guarita, arte-educadora, e Sylvia Guimarães, historiadora, visitaram ontem a Folha, a convite do jornal, onde foram recebidos em almoço.

Wally Causou estranheza no Palácio dos Bandeirantes o fato de o secretário Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico) não ter falado pessoalmente sobre o documento que cita "estreito relacionamento" entre ele e um lobista. A ordem para os citados era reagir energicamente.

Eu não Também incomodou o governo a declaração de Jurandir Fernandes (Transportes), que se esquivou da denúncia dizendo que "no seu caso" não havia menção a pagamento de propina, sem defender os colegas.

Grafotécnico Secretários de Alckmin citados no documento vão interpelar judicialmente o ex-executivo da Siemens Everton Rheinheimer para que confirme se é o autor da carta com acusações a tucanos e aliados.

Caixa preta A Corregedoria paulista faz desde o início do mês análise da evolução patrimonial de 21 funcionários e 11 ex-funcionários do Metrô e da CPTM citados nas apurações de cartel. Deles, ao menos 25 já prestaram depoimento. A previsão é que essa parte da investigação seja concluída em dezembro.

Vizinhos Joaquim Barbosa ligou quinta-feira para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para justificar a demora em enviar um comunicado formal sobre a prisão do deputado José Genoino (PT-SP). O presidente do STF disse que estava fora de Brasília e mandou o documento quando voltou.

Tiroteio
"O porquinho' Cardozo quer jogar a lama do PT em nós, sem provas. Terá de dizer quem lhe passou esse papel, ou se ele mesmo forjou."

DE JOSÉ ANIBAL, secretário estadual de Energia de São Paulo, sobre o ministro da Justiça ter passado à PF documento que aponta propina a tucanos paulistas.

Contraponto
Pepinos viários

Ao cumprimentar o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, em evento do PSD anteontem, Dilma Rousseff lembrou da ocasião em que conheceu um trecho viário de Salvador conhecido como "rótula do abacaxi".

--Eu achava que era "rótula do abacaxi" porque a fruta era vendida ali. Mas não! É porque aquele trecho era um problema mesmo.

A presidente afirmou que os governos estadual e federal estavam investindo em obras de mobilidade.

--Agora vai mudar para "rótula do quiabo", porque flui bem --disse, provocando risos dos pessedistas.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: