domingo, 24 de novembro de 2013

Panorama político - Ilimar Franco

Simone Iglesias (interina)

Pressão total
O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, está sendo pressionado pelos 15 partidos aliados em Minas Gerais, prefeitos e deputados tucanos a decidir de uma vez seu candidato ao governo. Apelam por definição porque o Planalto e o candidato petista, Fernando Pimentel, estão em plena campanha, entregando obras e fazendo eventos políticos, numa ofensiva anti-PSDB.

Devagar, devagarinho
Apesar da pressão, Aécio Neves só vai decidir o candidato em março de 2014. Acha que a campanha estadual andará no vácuo da corrida ao Planalto. Aécio está entre o ex-ministro Pimenta da Veiga e o deputado Marcus Pestana.

Candidatura incômoda
O ex-presidente Lula torce o nariz para a candidatura do ministro Fernando Pimentel ao governo de Minas Gerais. E não para por aí. A pessoas próximas, Lula diz que ele será uma pedra no caminho da presidente Dilma em 2014.

Cinéfilos por conveniência
Entidades ligadas aos católicos, evangélicos e espíritas se mobilizam e estão levando caravanas de jovens para assistir ao documentário “Blood Money — aborto legalizado”, em exibição em vários cinemas do país. O filme é a visão dos contrários ao aborto nos Estados Unidos. Graças a essa audiência, os religiosos estão conseguindo mantê-lo em cartaz. A mobilização envolve dez capitais. Em Fortaleza, por exemplo, a procura por “Blood Money” já supera “Jogos Vorazes 2”. O Movimento Brasil Contra o Aborto divulga assim o filme nas redes sociais: “Você não verá esse filme num comercial de TV. É que ele fala sobre assunto não muito ‘politicamente correto’ ” .

“O biógrafo não é um artista menor. Sua atividade demanda pesquisa e comprometimento ético. Esse trabalho não deve ser reprimido em nome da desconfiança e do preconceito” .
Márlon Reis
Juiz e um dos articuladores da Lei da Ficha Limpa

Médico de grife
João Marcelo Goulart, neto de Jango, formou-se em Medicina em Cuba em julho e voltou ao Brasil para trabalhar no Mais Médicos. Ele atua em Duque de Caxias (RJ). João levou para o programa sua companheira, a equatoriana Sandra Perez. O casal estudou em Havana, ele como indicação da Juventude Socialista do PDT.

Ou dá ou desce
O PT não dará chance ao novo presidente do partido em Santa Catarina, Cláudio Vignatti. Ele será obrigado a apoiar a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD) e indicar nesta chapa, ao Senado, a ministra Ideli Salvatti. Se ele não acatar, o PT fará intervenção no estado.

Batido o martelo
O candidato do PT ao governo da Bahia será o chefe da Casa Civil de Jaques Wagner, Rui Costa. O ex-presidente Lula esteve em Salvador para resolver a questão. Mas o senador Walter Pinheiro lançará sua pré-candidatura, sem o aval de Lula.

Neorruralista
O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) assinou ficha de filiação à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a conhecida bancada ruralista. O comunista discorreu como ninguém contra a demarcação de terras indígenas.

A MAFIA DA ESTRELA 2. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) lançará quarta-feira, na Câmara, livro sobre o julgamento do mensalão.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: