terça-feira, 5 de novembro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

O governo, o PSDB e a Copa
Derrubar a criação da CPI da CBF é a mais nova tarefa dos líderes aliados no Senado. A proposta do tucano Mário Couto precisa de 27 apoios, e o Planalto corre para retirar três assinaturas. Entre os objetivos da CPI estão investigar os investimentos em obras da Copa e as isenções fiscais à Fifa. O governo diz que "não há fatos concretos" e teme por tumulto e efeitos negativos no ano da Copa.

No fígado
O programa do PSDB na TV mexeu com os brios da presidente Dilma. A cena que mais a irritou foi aquela em que o presidenciável tucano, Aécio Neves, mostra trecho inacabado da transposição das águas do Rio São Francisco, dando a entender que a obra foi abandonada. Nos dias 21 e 22 deste mês, a presidente, candidata à reeleição, vai ao Nordeste para mostrar que o obra está andando em 99 frentes de trabalho, que mobilizam 6.900 operários e duas mil máquinas. No ano que vem, ano eleitoral, a presidente quer inaugurar 100km do canal, com água, nos eixos Leste e Oeste.

"Eu voltei para o bloquinho de notas. Sabe a piada? O menino pergunta a Obama: "Meu pai falou que o senhor sabe tudo lá de casa. É verdade?" A resposta: "Ele não é seu pai.""
José Eduardo Cardozo
Ministro da Justiça, sobre a espionagem americana

O sonho não acabou
O presidente do DEM, José Agripino, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, são contra a candidatura própria à Presidência. Só não proclamam isso porque querem que o líder na Câmara, Ronaldo Caiado, suba no palanque do tucano Aécio Neves.

Barbada
Contando com o apoio das duas maiores forças do PT (O Partido Que Muda o Brasil e Partido É Para Todos), o presidente petista Rui Falcão está para se tornar o candidato, do grupo majoritário da legenda, mais bem votado da história. As eleições no PT estão marcadas para domingo, e as previsões são as de que Rui fará cerca de 70% dos votos.

Deslocamento de forças
O Movimento PT, da ministra Maria do Rosário, cuja chapa deve ser a segunda nas eleições do PT, quer a secretaria-geral na futura executiva. Hoje, a função é ocupada pela Mensagem ao Partido, que deve manter o terceiro lugar do PED anterior.

Nem precisa de adversários
Integrantes da corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil, querem instituir a cláusula de barreira nas eleições do partido. Advogam que os candidatos teriam de ter um mínimo de apoio de diretórios. O fato detonador dessa ideia foi a atitude de todos os candidatos da oposição, que cavalgaram esgrimindo, de forma aberta ou velada, o escândalo do mensalão.

Uns são mais iguais
O rei Carlos Gustavo, da Suécia, participa de seminário, na próxima semana, em São Paulo, sobre as relações Suécia-Brasil. A reunião terá 250 convidados. Mas, para a ceia, na Fiesp, foram chamados cem empresários e políticos.

Por dentro do PSOL
O senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, está fazendo a seguinte proposta à ex-deputada gaúcha Luciana Genro: os dois abrem mão das pré-candidaturas ao Planalto para apoiar a do deputado Chico Alencar, do Rio de Janeiro.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, diz que é "martelo batido" a candidatura de Osmar Dias ao governo do Paraná. E que não adianta oferecer ministério.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: