segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PSDB evoca Diretas para um novo pacto

Com a presença dos oito governadores eleitos pelo partido, vários prefeitos, senadores e deputados, o PSDB se reúne hoje em Poços de Caldas, no Sul de Minas, para comemorar os 30 anos de lançamento da Declaração de Poços de Caldas, apontada como primeiro documento público do movimento das Diretas Já, divulgado em 19 de novembro de 1983, pelos então governadores de Minas, Tancredo Neves, e de São Paulo, Franco Montoro. O encontro, chamado de Federação Já – Poços de Caldas 30, tem como tema principal a defesa da autonomia dos estados e municípios, com os líderes tucanos discutindo formas de aprimorar o pacto federativo.

Em mensagem divulgada no site oficial da legenda, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), lembrou o encontro de 1983 e convocou a militância tucana para se manifestar em favor de um novo pacto federativo. "Passados 30 anos, estaremos novamente em Poços de Caldas, no mesmo local, para fazermos um grande chamamento em favor dos municípios e dos estados. É hora de fazermos um novo pacto, um pacto pela vida, pelo desenvolvimento", apontou Aécio.

Campanha No texto elaborado pelos governadores de Minas e São Paulo no início da década de 1980, foi proposta uma campanha nacional pela eleição direta do presidente da República. Na declaração, Tancredo e Montoro cobraram a participação de todos os parlamentares no movimento que se iniciava, mas sem a indicação de nomes para a disputa eleitoral. "Não se deve cogitar, por enquanto, de candidaturas à Presidência, para não enfraquecer a luta pela eleição direta. Todas as forças devem ser concentradas na campanha pelo reconhecimento do direito que o povo tem de ser ouvido", diz o texto.

A mobilização ganhou a simpatia da população, que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas. No entanto, o esforço não foi suficiente e no ano seguinte a eleição foi realizado de modo indireto, com a escolha sendo feita por um colégio eleitoral e não pelo voto popular. A eleição direta foi proposta por meio de uma emenda constitucional pelo deputado Dante de Oliveira (PMDB-MT), mas não foi aprovada pelo Congresso. Com o fracasso da mobilização das Diretas, dois civis disputaram a presidência de forma indireta: Tancredo Neves (PMDB-MG) e Paulo Maluf (PDS-SP). O mineiro foi eleito em 15 de janeiro de 1985.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: