sexta-feira, 22 de novembro de 2013

STF libera Genoino para tratamento fora da prisão

Barbosa libera Genoino para tratamento fora da cadeia

Petista passou mal na manhã de ontem e foi levado da Papuda para hospital

Presidente do Supremo pediu análise de junta médica para decidir se vai conceder prisão domiciliar a condenado

Severino Motta, Matheus Leitão, Mariana Haubert, Fernanda Odilla, Flávia Foreque e Gabriela Guerreiro

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, atendeu parcialmente a um pedido da defesa do ex-presidente do PT José Genoino e permitiu que ele fique em um hospital ou faça tratamento de saúde em casa até que uma junta médica avalie seu quadro clínico.

Genoino passou mal na manhã de ontem e deixou o complexo penitenciário da Papuda para passar por exames no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Em boletim divulgado à noite, o instituto informou que ele passou pelos procedimentos e que "deverá permanecer em observação nesta noite e será reavaliado amanhã [hoje] pela manhã".

Mais cedo, o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, afirmou que ele havia tido um princípio de infarto.

O primeiro atendimento foi realizado por um médico do sistema prisional ainda na Papuda, após o deputado receber a visita de um grupo de senadores. O médico detectou alterações e resolveu transferi-lo para um hospital.

A Folha apurou que Genoino estava bem no início da noite e que recebeu o atendimento na emergência do instituto. Depois foi transferido para um quarto. Quatro policiais civis fizeram a escolta.

Na decisão, Barbosa permitiu que Genoino fique em tratamento domiciliar ou hospitalar até que uma junta de três cardiologistas do Hospital Universitário de Brasília dê um parecer. O ministro deu prazo de 24 horas para a composição da junta e pediu urgência para os exames.

Antes da internação de ontem, Genoino havia passado mal em outras ocasiões. Na quarta, também chegou a ser atendido no presídio e, segundo seu advogado, fez um exame que apresentou alterações.

Na ocasião, Pacheco disse que o juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília, Ademar Vasconcelos, não autorizou a saída de Genoino. Ontem, Vasconcelos foi ao instituto ver a situação do petista.

No despacho em que permitiu o tratamento fora do complexo da Papuda, Barbosa afirmou que recebeu um telefonema de Vasconcelos.

Cirurgia
Genoino passou por uma cirurgia cardíaca há cerca de quatro meses. Segundo seu advogado, ele precisa realizar exames periódicos para monitorar a saúde. Além disso, diz, há a necessidade de uma alimentação específica, não encontrada no presídio.

A decisão final sobre o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa será tomada por Barbosa quando ele receber o laudo da junta médica.

O ex-presidente do PT e outros dez condenados do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, estão presos há uma semana.

Dos condenados que já tiveram a prisão pedida, só o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato não foi detido. Ele, que tem dupla cidadania, fugiu e divulgou carta em que disse ter ido para Itália. Outros três já foram intimados para o cumprimento de penas alternativas e sete podem ter seus mandatos de prisão expedidos a qualquer momento.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: