quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aécio defende 'reestatização': Petrobrás de volta à disputa política

BRASÍLIA- A "reestatização da Petrobras" defendida pelo pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves (MG), e ironizada pela presidente Dilma Rousseff, é uma estocada no PT. Em discurso que fez anteontem no lançamento das diretrizes do programa de governo do PSDB, Aécio citou a estatal como exemplo do suposto aparelhamento promovido pelo PT, e defendeu a "reestatização" da empresa.

— Eu djzia lá atrás, quando nos condenavam e nos acusavam de privatizara Petrobras, o Banco do Brasil: o que eu quero, o que meu partido quer na verdade é reestatizar essas empresas, tirar das garras de partidos políticos, para devolvê-las à sociedade brasileira — disse Aécio.

No documento com as linhas gerais do programa de governo, ele afirma que a Petrobras, assim como as agências reguladoras e o BNDES, foram transformados em instrumentos de "um projeto de poder", e defende a restauração da responsabilidade no trato da coisa pública.

"Os brasileiros têm direito de saber como a Petrobras vem sendo arruinada, vergada por projetos fracassados ou obscuros e responsabilidades que não lhe dizem respeito, como o controle da inflação", afirma trecho do documento, intitulado "Para mudar de verdade o Brasil: confiança, cidadania, prosperidade".

Aécio diz ainda que o Estado deve ser "eficiente, justo e transparente": "Não se trata de Estado mínimo, nem tampouco de Estado máximo".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: