quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aécio Neves busca apoio do PPS

Por: Valéria de Oliveira

O presidente nacional do PSDB e provável candidato do partido à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), reuniu-se, na tarde desta quarta-feira, com a bancada do PPS para postular apoio nas eleições de 2014. O líder Rubens Bueno (PR) ponderou, no encontro, que o PPS está debatendo três possibilidades: o lançamento de candidatura própria e o apoio a Aécio ou ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

“O PPS terá suas instâncias de decisão democrática em relação às futuras eleições, mas eu não poderia perder a oportunidade de vir aqui (na Liderança do PPS na Câmara) dizer da importância de nós caminharmos juntos mais uma vez”, disse Aécio ao sair da reunião. O senador salientou que “a tradição de estarmos juntos é longa e faz bem ao Brasil e à democracia”. Segundo ele, o PSDB tem uma proximidade com o PPS “que talvez não tenha com nenhuma outra força partidária”. Os tucanos, afirmou, aguardarão que o PPS tome a posição que julgar “mais adequada”.

Rubens Bueno informou ao senador que o congresso nacional do partido, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 deste mês, começará a debater o caminho que o PPS irá tomar em 2014. O líder defende que não seja tomada uma decisão a respeito do assunto agora, mas apenas em uma pré-convenção em março ou abril do ano que vem. “Não é da nossa tradição tomar, em congresso, uma decisão eleitoral”, frisou.

Freire quer indicação
Já o presidente nacional, deputado Roberto Freire (SP), entende que o PPS deve tomar uma posição no congresso. Segundo ele, decisão sobre optar ou não por uma das alternativas já no próximo fim de semana dependerá “do humor do congresso”. “Eu defendo que tiremos uma indicação (de qual candidato apoiar ou lançar candidatura própria) logo, porque o partido, assim, fica mais instrumentalizado para discutir as alianças (estaduais), formular nominatas (para deputado) para a disputa das eleições”.

Freire ressalva, entretanto, que uma decisão “mais concreta” só sairá com a realização das convenções eleitorais. “Até lá, tudo pode acontecer, mas um indicativo (do congresso) é importante, para que o partido não fique imobilizado e não sofra assédio, mas saiba o que vai decidir e como encaminhar a decisão”. No entanto, disse Freire, o congresso é soberano, “e particularmente no nosso partido suas decisões são muito respeitadas”. O presidente do PPS informou que deverão votar mais de 300 delegados no congresso nacional.

O deputado Humberto Souto (PPS-MG) informou, ao sair da reunião, que sugeriu a Aécio Neves que Freire seja o candidato a vice-presidente em sua chapa. O senador mineiro, afirmou Souto, respondeu que até o momento não tem compromisso com ninguém nessa questão. “Temos um nome emblemático, que representa a ética e a honestidade do nosso partido”, disse o parlamentar referindo-se a Freire. Souto é partidário da candidatura de Aécio dentro do PPS. Os deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Stepan Nercessian (PPS-RJ) também participaram da reunião com o senador tucano.

Aécio foi o segundo candidato a presidente a reunir-se com Rubens Bueno. Eduardo Campos encontrou-se com ele na sede do PPS em Curitiba na sexta-feira (29). Alguns estados já realizaram congressos e votaram indicativos de apoio a uma das três teses presentes no horizonte do PPS. Da mesma forma, o presidente Roberto Freire vem se reunindo durante o ano com os dois pré-candidatos.

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: