sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BC reduz estimativa de crescimento do PIB para este ano e prevê inflação perto de 6%

Projeção de expansão da economia caiu de 2,5% para 2,3%

Gabriela Valente

BRASÍLIA - O Banco Central diminuiu a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano de 2,5% para 2,3%. De acordo com o relatório trimestral de inflação, publicado nesta sexta-feira pela autoridade monetária, o país deve manter o mesmo ritmo de crescimento, 2,3%, no terceiro trimestre do ano que vem. Os diretores ainda apostam que a inflação continuará resistente nos próximos anos.

Segundo o documento, o BC manteve a projeção de 5,8% para o Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA) para este ano. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula uma alta de 5,77%.

A estimativa para a inflação em 2014 é de 5,6% e de 5,4% para 2015. Acima da meta para a alta de preços nos dois anos: 4,5% com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

As contas do BC são feitas sobre um cenário de referência. Os técnicos usam a taxa básica de juros em vigor, ou seja, 10% ao ano. Ou seja, mudanças promovidas pelo próprio Banco Central alteram essas previsões. Além disso há o fator surpresa do dólar, que tem impacto direto no preço dos produtos importados.

Por isso, o Banco Central trabalha com uma possibilidade de eventos econômicos que podem fazer a inflação estourar o teto da meta. Tanto para 2014 quanto para 2015, a probabilidade de o IPCA romper essa barreira é de 27%.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: