sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Com Dilma e Lula, evento do PT vira desagravo aos condenados

Ex-presidente criticou cobertura da imprensa sobre os erros do partido; ela não falou nada

'Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro', era o grito da plateia para recebê-los na posse da nova direção da sigla

Bernardo Mello Franco, Tai Nalon e Mariana Haubert

BRASÍLIA - "Se comparar o emprego do Zé Dirceu com a quantidade de cocaína no helicóptero, a gente percebe que pelo menos houve uma desproporciona-lidade no assuntoLULAem discurso na posse da nova direção do PT

Com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula no palco, o PT transformou ontem a posse de sua nova direção nacional em ato de desagravo a condenados no processo do mensalão.

Lula e Dilma tiveram reações distintas. O ex criticou o peso dado pela imprensa na cobertura dos erros do PT em comparação com os de outros partidos. Dilma, que discursou por 46 minutos, não fez menção ao escândalo.

Nos últimos dias, o Planalto atuou nos bastidores para tentar afastá-la de um ato de desagravo aos condenados, programado para hoje.

Lula e Dilma, porém, foram recebidos por um coro em homenagem ao ex-ministro José Dirceu, preso desde o dia 15. Na plateia, uma faixa pedia a anulação do processo.

"Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro", gritava a plateia, num centro de convenções em Brasília. O coro foi repetido para o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

O presidente reeleito do partido, Rui Falcão, deu o tom da noite ao atacar o STF (Supremo Tribunal Federal) e dizer que o julgamento foi um "tsunami de manipulação".Em tom de desafio ao STF, disse que "a história vai provar" que os petistas não cometeram os crimes pelos quais foram condenados.

"Repito, sem titubear: nenhum companheiro condenado comprou votos no Congresso Nacional, não usou dinheiro público, nem enriqueceu pessoalmente", afirmou.

Lula ouviu apelos para defender os aliados, mas disse que só falaria do caso quando todos os recursos estivessem esgotados.

Depois, mudou de ideia e saiu em defesa de Dirceu, que pediu autorização à Justiça para trabalhar em um hotel controlado por um laranja no Panamá.

"Se for comparar os erros do PT com os erros dos outros partidos políticos... Se comparar o emprego do Zé Dirceu com a quantidade de cocaína no helicóptero, a gente percebe que pelo menos houve uma desproporcionalidade no assunto", disse Lula.

Antes da fala, os petistas gritaram palavras de ordem contra o PSDB, acusando os tucanos de serem financiados pelo tráfico de drogas: "Sou brasileiro e não me engano, a cocaína financia os tucanos", entoou a plateia.

A referência foi à apreensão de meia tonelada de cocaína num helicóptero de empresa do deputado estadual Gustavo Perrela (SDD-MG), filho do senador Zezé Perrela (PDT-MG), aliado do pré-candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves (MG).

A Polícia Federal isentou a família Perrela de responsabilidade pela droga.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: