sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Lula critica empresários que se queixam da economia

Por Raphael Di Cunto

BRASÍLIA - Em discurso no 5º Congresso Nacional do PT ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um recado para empresários que na quarta-feira criticaram o ambiente de negócios do país em evento onde estava a presidente Dilma Rousseff e cobrou que eles expliquem "quem é que está melhor do que nós". "Qual é o defeito da nossa economia? Estamos cumprindo há 10 anos a meta de inflação do governo", afirmou.

Anteontem, no Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília, Dilma ressaltou as virtudes de seu governo, como o programa Ciências Sem Fronteiras, que dá bolsas de estudo no exterior. Logo depois que a presidente saiu, empresários fizeram críticas aos programas e à imagem do Brasil no exterior, que tem assustado investidores.

Um destes relatos foi de Luiz Tarquínio, presidente da Fundição Tupy, multinacional brasileira do ramo de metalurgia, que foi ao mercado de ações para ampliar o capital este ano e disse ter ouvido dos investidores elogios ao projeto, mas reclamações de que o Brasil tem muito mais problemas de mão de obra do que o México. "A escassez é muito mais grave por aqui. A verdade é que temos andado de lado em termos de crescimento e produtividade", disse, conforme publicou o Valor na edição de ontem.

"Eu vou chamar esse empresário para conversar para perguntar: qual é o país que está crescendo mais que o Brasil? Os que cresceram mais não foi algo tão significativo, e os que estão melhor [em infraestrutura] é porque construíram isso há 50 anos", afirmou Lula ontem. "Não tem nenhum país emergente que tem mais responsabilidade fiscal do que nós. A nossa irresponsabilidade está em dizer que o pobre não vai pagar a conta, como sempre pagou, das crises [econômicas]", disse o ex-presidente.

A presidente Dilma foi na mesma direção e disse que o PT mostrou que é possível crescer distribuindo renda. "Mostramos que era perfeitamente possível combinar responsabilidade social com responsabilidade fiscal. Uma não faz sentido sem a outra. [Foi uma] Nova proeza do PT", disse. O discurso de responsabilidade econômica também foi reforçado pelo presidente do PT, Rui Falcão, que ontem foi empossado para um novo mandato.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: